StandsSIM

O StandsSIM é um simulador de largo espectro podendo ser aplicado à escala do  povoamento, da unidade de gestão, da região ou do pais.

O StandsSIM pode ser utilizado com duas filosofias distintas: com o corte dos povoamentos movido pela gestão florestal (StandsSIM.md) ou movido pela procura de mercado (StandsSIM.dd). Em qualquer dos casos permite prever a evolução de diferentes povoamentos existentes numa região (povoamento, zona de Intervenção florestal, concelho, país) tendo em conta o impacte de factores externos como a gestão florestal, as alterações de uso do solo, a ocorrência de riscos (incêndios florestais) e as procuras de mercado (estas últimas apenas consideradas na versão StandsSIM.dd).

Este simulador integra um conjunto de modelos de crescimento aos quais se acrescentaram alguns módulos nomeadamente para a inicialização de novos povoamentos e para a simulação de desbastes:

Módulo de inicialização de povoamentos

    • para a inicialização de novos povoamentos o StandsSIM simula a distribuição de diâmetros quando o povoamento atinje uma altura dominante de 5 m. A simulação é feita com base em dados de ensaios do grupo ForChange para cada uma das espécies.

 Módulo de simulação de desbastes

    • o StandsSIM permite simular desbastes de vários tipos (desbaste pelo baixo ou de acordo com probabilidades definidas pelo utilizador em função da dimensão das árvores) e com base em vários critérios (factor de Wilson, área basal residual ou % de área basal retirada)

Modelos de silvicultura (FMA) e prescições

O modelo de silvicultura, também designado por alternativa de gestão florestal (FMA) descreve as operações florestais desde o momento da regeneração do povoamento até ao momento do corte final. Desta forma, as FMAs devem ser definidas até à máxima idade de corte que se pretende simular (povoamentos regulares) ou para número de anos da rotação (povoamentos irregulares). Dentro de cada tipo de FMA, regulares ou irregulares, podem ser consideradas diferentes opções de gestão que se distinguem pelo conjunto de operações silvícolas e/ou pelo momento em que estas ocorrem.

Por sua vez, a prescrição corresponde à sequência de FMAs aplicada a um determinado povoamento durante o horizonte de planeamento. O conjunto de ciclos, desde a regeneração ao corte final do povoamento, pode ser constituído por sequências de diferentes FMAs/opções (Prescrições A e B) ou por sequências compostas pela mesma FMA (Prescrição C).

O utilizador deve garantir que o número de ciclos deve cobrir a totalidade do horizonte de planeamento e ter em conta que o número de ciclos pode variar de uma prescrição para outra consoante as idades de corte de cada FMA. Se se atribuir uma prescrição incompleta (Prescrição B) a um povoamento este não será simulado. Por sua vez, uma FMA definida para um número de anos superior ao horizonte de planeamento dá origem a uma prescrição com um único ciclo (Prescrição D).

 

Para utilizar o simulador StandsSIM:

poderá obter a plataforma sIMfLOR Desktop (com o StandsSIM.md [v1]), acedendo ao menu Downloads

ou aceder on-line através da plataforma sIMfLOR.online (com o StandsSIM.md [v2]) em https://www.simflor.online