GYMMA

Portugal tem experiência no desenvolvimento de modelos empíricos para povoamentos regulares de eucalipto para os quais a idade de plantação é conhecida sendo esta uma variável importante na modelação do crescimento destes povoamentos. Contudo, em inventários florestais nacionais ou regionais a data de plantação é muitas vezes desconhecida e a idade difícil de avaliar. Assim, investiu-se no desenvolvimento de um modelo de crescimento independente da idade. O GYMMA, desenvolvido para povoamentos regulares de eucalipto de idade desconhecida (Barreiro et al. 2004), tem sido utilizado para predizer o crescimento de povoamentos irregulares desta espécie. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do modelo baseia-se na utilização de equações às diferenças independentes da idade (Tome et al. 2006). O GYMMA é composto por um modulo de inicialização e um modulo de predição, responsáveis pela predição do crescimento em área basal e altura dominante, e um modulo de cálculo de volumes total e mercantil com e sem casca e de biomassa total e por componente.

Referências:

Barreiro S, Tomé M, Tomé J, 2004. Modeling Growth of Unknown Age Even-aged Eucalyptus Stands. In: Hasenauer H, Makela A, Proceedings of the International Conference on Modeling forest production. Scientific tools – data needs and sources. Validation and application. Vienna, Austria.

Tomé J, Tomé M, Barreiro S, Paulo JA, 2006. Modelling tree and stand growth with growth functions formulated as age independent difference equations. Can. J.  For. Res. 36, 7, pp 1621. 

ForChange Tools

Hosting supported by Technical University of Lisbon - School of Agriculture