PBIRROL

O pinheiro-bravo é a segunda espécie mais representativa em termos de área a nível nacional, sendo representada por 40% de povoamentos irregulares (AFN 2010).

O modelo PBIRROL foi publicado em 2013 na sequência do trabalho de Alegria (2004). É um modelo de crescimento da árvore individual que inclui duas versões para o módulo de crescimento, uma dependente e outra independente da distância. Para além do crescimento em diâmetro e da sobrevivência, o modelo também inclui os seguintes módulos: ingresso, desbaste segundo o critério dos proprietários privados da região e um sistema de equações para o cálculo de volumes com casca total e por categorias de aproveitamento (Alegria e Tomé, 2013).

Na versão implementada no simulador standsSIM, existe a possibilidade de realizar o desbaste de acordo com probabilidades definidas pelo utilizador em função da dimensão das árvores) e com base em vários critérios (fator de Wilson, área basal residual ou % de área basal retirada).

Referências:

AFN: Autoridade Florestal Nacional, 2010. 5º Inventário Florestal Nacional. Apresentação do relatório Final. AFN, MADRP, Lisboa.

Alegria C, 2004. Estudo da dinâmica do crescimento e produção dos povoamentos naturais de pinheiro bravo na região de Castelo Branco. PhD thesis, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, Portugal.

Alegria C, Tomé M, 2013. A tree distance-dependent growth and yield model for naturally regenerated pure uneven-aged maritime pine stands in central inland of Portugal. Annals of Forest Science 70(3): 261-276. DOI: 10.1007/s13595-012-0262-8.

 

ForChange Tools

Hosting supported by Technical University of Lisbon - School of Agriculture