CASTANEA
O castanheiro (Castanea sativa Mill.) representa cerca de 1.5% da área florestal em Portugal (ICNF 2016) apresentando, no entanto, uma elevada relevância económica ao nível regional no Norte interior. O CASTANEA, baseado no modelo de crescimento para o castanheiro desenvolvido com dados de povoamentos jovens no norte do país (Patrício 2006) foi integrado no StandsSIM.md com o trabalho de mestrado de Filipe (2019).
O modelo CASTANEA é um modelo empírico da árvore individual ajustado a povoamentos de castanheiro puros, já existentes, de estrutura regular e conduzidos em regime de alto fuste (o StandsSIM.md, por adaptação funcional, permite ainda correr simulações novos povoamentos (tabela de produção) e povoamentos existentes irregulares).
Referências:
ICNF (2015). 6º Inventário Florestal Nacional. Relatório Final. ICNF, Lisboa.
Filipe AFL (2019). Implementação de um modelo de crescimento para castanheiro no simulador da floresta StandsSIM.md. Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Florestal e dos Recursos Florestais, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, Portugal.
Patrício MS (2006). Análise da Potencialidade Produtiva do Castanheiro em Portugal. Dissertação de doutoramento, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, Portugal.