SUBER

O simulador SUBER integra o modelo com o mesmo nome e foi desenvolvido para simulação de povoamentos em montado de sobro em Portugal. Uma descrição do simulador, bem como uma “manual” para a sua utilização pode ser visto em Paulo (2011). O SUBER pode ser utilizado para:

    • Caracterização de propriedades
    • Definição de unidades de gestão
    • Simulação do desenvolvimento de um povoamento, sujeito a diferentes alternativas de gestão
    • Simulação da produção de cortiça
    • Elaboração de planos de gestão
    • Investigação

Os inputs fornecidos ao SUBER são:

    • Dados da árvore e da cortiça recolhidos
    • Informação climática da estação meteorológica mais próxima
    • Calendário de conjunto de operações sequenciais de gestão florestal ou agroflorestal
    • Dados económicos

Saliente-se que o SUBER está vocacionado para simular a evolução de um povoamento, a partir dos dados medidos no povoamento. O simulador prediz a evolução de cada parcela medida e faz, para cada ano, a média dos valores obtidos para cada parcela. Se o utilizador preferir pode simular o conjunto de todas as árvores medidas em todas as parcelas como uma “grande” parcela com área igual à soma das áreas das várias parcelas medidas.

A informação nos outputs é diferenciada para cada ano de simulação. Os outputs produzidos são ficheiros texto (csv) com informação da árvore, da parcela ou do povoamento.

Para obter o simulador SUBER deve aceder ao menu Downloads, mas necessita de se registar primeiro.

Adicionalmente foi desenvolvida a ferramenta WebCorky, uma aplicação web de apoio à decisão sobre o protelamento ou não do descortiçamento em determinado povoamento de sobreiro. A ferramenta projeta o crescimento da cortiça num conjunto de amostras de cortiça cujo calibre foi medido. A classificação de calibre é feita de acordo com as normas industriais e, à falta de uma análise de qualidade das amostras, a aplicação permite uma classificação de qualidade de base empírica (editável pelo utilizador), a qual permite o cálculo do valor médio da cortiça ao longo dos anos, baseado numa tabela de preços (calibre vs qualidade) também editável pelo utilizador.

Referências:

Paulo JA, 2011. Desenvolvimento de um sistema para apoio à gestão sustentável de montados de sobro. Tese apresentada para obtenção do grau de Doutor em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, Portugal, 188 pp. (Cap3) http://hdl.handle.net/10400.5/3850

Paulo, J. A., Tomé, J. and Tomé, M., 2011. Nonlinear fixed and random generalized height-diameter models for Portuguese cork oak stands. Annals of Forest Science 68(2): 295-309. DOI: 10.1007/s13595-011-0041-y.

Almeida, A. Tomé, J., Tomé, M., 2010. Development of a system to predict the evolution of individual tree mature cork caliber over time. Forest Ecology and Management 260(8): 1303-1314.

Paulo, J. A., Tomé, M., 2010. Predicting mature cork biomass with t years of growth based in one measurement taken at any other age. Forest Ecology and Management 259: 1993-2005. DOI:10.1016/j.foreco.2010.02.010.

Tomé, J., Tomé, M., Barreiro, S., Paulo, J. A., 2006. Age-independent difference equations for modelling tree and stand growth. Canadian Journal of Forest Research 36: 1621-1630.

 

ForChange Tools

Hosting supported by Technical University of Lisbon - School of Agriculture