GLOBULUS
Desde a década de 80 que têm vindo a ser desenvolvidos modelos de crescimento para o eucalipto em Portugal. O modelo GLOBULUS é um bom exemplo da cooperação das universidades e empresas de celulose com vista ao desenvolvimento deste tipo de ferramentas. O modelo GLOBULUS, um modelo de crescimento e produção ao nível do povoamento, foi desenvolvido para povoamentos regulares de eucalipto em Portugal. A versão mais actual do modelo, GLOBULUS 3.0 (Tomé et al., 2006), é composta por um módulo de inicialização, um módulo de predição e um de cálculo. Comparativamente à versão anterior, GLOBULUS 2.1 (Tomé et al., 2001), esta versão permite simular a transição entre rotações e apresenta algumas funções de crescimento dependentes de variáveis climáticas, bem como um conjunto de novas equações de biomassa por componente compativeis o que se traduz numa maior robustez do modelo e estimativas mais precisas.
Ambas as versões estão disponiveis via web, no simulador de povoamento WebGlobulus o qual permite construir tabelas de produção, para uma rotação ou para uma sequência de 2 rotações, em função das características do local obtidas interativamente. A versão 3.0 encontra-se também implementada no simulador EuSIM um simulador desenvolvido no âmbito do Projecto Melhor Eucalipto coordenado pela Associação da Indústria Papeleira - CELPA.
O modelo GLOBULUS 3.0 está também integrado no simulador StandsSIM permitindo simular:
- um novo povoamento (tabela de produção);
- um povoamento existente;
- vários povoamentos de uma determinada área de gestão ou região.
Referências:
Tomé M, Oliveira T, Soares P, 2006. O modelo Globulus 3.0. Publicações GIMREF - RC2/2006. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Agronomia. Centro de Estudos Florestais. Lisboa. 23 pp.
Tomé M, Ribeiro F, Soares P, 2001. O modelo GLOBULUS 2.1. Relatórios Técnico – Científicos do GIMREF, nº1/2001, Dep. Engenharia Florestal, ISA, Lisboa.