
No dia 12 de junho, o Instituto Superior de Agronomia vai acolher o I Seminário Internacional: Sustentabilidade e Co-produtos das indústrias de Celulose e Energia.
Projeta-se que, até 2050, a bioenergia (energia obtida a partir da biomassa) corresponderá a quase 30% de toda a energia usada no mundo para atendimento, em parte, das metas de descarbonização e acordos do clima.
A indústria agroflorestal tem um papel importante neste cenário, na produção, geração e uso de energia, seja na sua conversão em calor, carvão vegetal, gases combustíveis, lignina e seus derivados, resíduos sólidos e líquidos, etanol de segunda geração até a conversão em energia elétrica e demais coprodutos/bioprodutos de maior valor agregado.
A investigadora Solange Araújo, do CEF, e Angélica de Cássia Carneiro da Universidade Federal de Viçosa, no Brasil, convidaram alguns cientista para falarem sobre os desafios e oportunidades da utilização da biomassa para energia proveniente destas cadeias de produção, preenchendo lacunas por meio da pesquisa e interação com o governo e o setor de produção.
Este evento arranca às 9h, no Salão Nobre do ISA, e além das apresentações orais vai incluir uma mesa redonda.
Mais informações em https://bit.ly/3pJDcdk