A dimensão ética está claramente inscrita na missão e nos valores da Universidade de Lisboa, que mencionam a importância da liberdade intelectual e do respeito pela ética em todas as suas atividades. Ela está também explícita na Carta de Direitos e Garantias e no Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade. Mais informação em ulisboa.pt/info/etica
As populações de animais manuseadas pelos membros do Centro de Estudos Florestais (CEF) são meticulosamente consideradas em conformidade com formulações e diretrizes éticas. A maioria dos animais com os quais interagimos são invertebrados, e a sua recolha e eliminação seguem estritamente as normas regulamentares. Os peixes são capturados utilizando eletricidade, manuseados cuidadosamente enquanto vivos, medidos e pesados. São mantidos em condições oxigenadas no seu ambiente aquático até serem libertados no final do período de captura. Os peixes utilizados em experimentação são alojados em tanques arejados por um período máximo de uma semana e alimentados ad libitum. Não é realizada nenhuma experimentação fisiológica ou invasiva, nem são utilizadas substâncias tóxicas ou marcadores radioativos. Nas equipas de amostragem de peixes, pelo menos um dos membros possui uma certificação de formação de um mês em Experimentação Animal (certificação FELASA nível C para dirigir experiências com animais), conforme exigido por lei para manuseamento de animais vivos.
Os dados pessoais e confidenciais obtidos em inquéritos são geridos cuidadosamente para garantir a proteção adequada, tendo em conta todas as considerações legais e éticas relevantes.
Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação
A investigação é a procura de conhecimentos obtidos através do estudo sistemático, do pensamento, da observação e da experimentação. Embora as diferentes disciplinas possam utilizar abordagens diferentes, todas partilham a motivação de aumentar a nossa compreensão de nós próprios e do mundo em que vivemos. Por conseguinte, o “Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação” (The European Code of Conduct for Research Integrity) aplica-se à investigação em todos os domínios científicos e académicos. Consultar o documento aqui (em Inglês).