Programas de Doutoramento FCT (3.º Ciclo)
O Ciclo Doutoral em USO SUSTENTÁVEL DA TERRA tem por objetivo promover a formação avançada de excelência e competitiva internacionalmente para a criação de profissionais altamente qualificados em ciências e engenharias agronómicas, florestais e alimentares, ciências biológicas, ciências do ambiente e arquitetura paisagista.
Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de solucionar problemas com base no método científico e em abordagens sistémicas e interdisciplinares, promotoras de novas metodologias, processos e produtos, enquadrando as atividades nas necessidades da sociedade e com uma clara compreensão da natureza e limites do processo de conhecimento e das premissas éticas associadas.
FLUVIO – Restauro e gestão fluviais
O FLUVIO visa o desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos científicos de ciências ambientais, ecologia, engenharia e urbanismo à gestão e restauração dos ecossistemas fluviais, em diferentes escalas espaciais, desde o microhabitat até aos troços do rio e à bacia de drenagem.
Pretende assim contribuir para o desenvolvimento sustentável das sociedades humanas e para a conservação dos recursos naturais.
Mestrados (2.º Ciclo)
Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais
O principal objetivo do curso de Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais é formar profissionais com conhecimento especializado para planear e gerir de forma sustentada os ecossistemas florestais e agro-florestais, cumprindo objetivos sócio-económicos e ambientais; gerir de forma adaptativa, mitigando os efeitos das alterações climáticas (por exemplo, fogo e secas); produzir produtos florestais lenhosos e não lenhosos, incluindo cinegéticos e piscícolas; assegurar a conservação das florestas e flora e fauna associada através do uso sustentado.
Os Mestres em Engenharia Florestal e dos Recursos naturais são profissionais que analisam, concebem, projetam, e orientam a concretização de trabalhos inovadores para o desenvolvimento do sector polivalente da floresta.
MEDfOR – Gestão da floresta e dos recursos naturais no mediterrâneo
O Mestrado Erasmus Mundus, Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo (MEDfOR) (https://www.medfor.eu/) é o único mestrado dedicado às Florestas Mediterrâneas existente na Europa.
Tem como objetivo contribuir para o ensino de novos métodos e instrumentos que permitam melhorar a gestão da floresta e dos recursos naturais no Mediterrâneo, e ao mesmo tempo definir novas políticas para o sector florestal. Pretendemos que os nosso alunos graduados sejam capazes de responder aos desafios que se colocam a este sector na região e no mundo. Estudantes que queiram desenvolver uma carreira internacional terão uma vantagem elevada.
O programa reune especialistas e professores de elevado renome na área e é gerido por um conjunto de Universidades de reconhecido valor: Universidade de Pádua, U. Tuscia (Itália) U. Valladolid, U. Lleida (Espanha) U. Técnica de Karadeniz (Turquia), U. Católica do Porto e U. Lisboa (Portugal). A Universidade Coordenadora deste Mestrado é a Universidade de Lisboa, através do ISA.