CEF no campo

Iniciou-se a 17 de maio de 2023, perto de Évora, a quarta amostragem consecutiva de cortiça, ao nível da árvore individual, em parcelas da rede de monitorização de montado do Centro de Estudos Florestais.


A Professora Joana Amaral Paulo monitoriza desde o final dos anos 90 estas árvores, dispersas por mais de 30 parcelas localizadas por todo o país.

A juntar à amostragem da cortiça é ainda realizada a avaliação do crescimento das árvores segundo diversos parâmetros dendrométricos, o vigor das árvores, e a estrutura e composição do sub coberto.


A informação recolhida é usada para o estudo da influência do clima, solos e da gestão, no crescimento das árvores, na produção de cortiça, e nos stocks de carbono do ecossistema.


O trabalho foi acompanhado por dois alunos de Doutoramento em Engª Florestal e dos Recursos Naturais do Instituto Superior de Agronomia, que vão trabalhar a informação obtida.

Teve ainda o apoio dos gestores da propriedade, com os quais existe uma partilha de conhecimento e experiências enriquecedora.