You are here
Apresentação
O Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) é uma unidade de investigação e de formação avançada do Instituto Superior de Agronomia (ISA) - Universidade de Lisboa (ULisboa).
O CIFC foi inicialmente localizado em Oeiras, uma cidade na margem norte do estuário do Rio Tejo, na parte ocidental da Área Metropolitana de Lisboa. Desde 1955, o CIFC tem ocupado um edifício dentro do campus do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), anteriormente conhecido como Estação Agronómica Nacional. Esta localização tem proporcionado ao CIFC uma base estratégica para as suas atividades de investigação há quase sete décadas.
Em 2015, o CIFC passou a fazer parte do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, alinhando os seus esforços de investigação com a Unidade de Investigação LEAF -Linking Landscape, Environment, Agriculture, and Food (https://www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation). As infraestruturas de investigação do CIFC, incluindo estufas e laboratórios, estão localizadas no campus do ISA e no Jardim Botânico da Ajuda.
Desde a sua criação em 1955, o objectivo principal tem sido o de contribuir para o desenvolvimento de cultivares de cafeeiro com resistência duradoura às principais doenças: ferrugem alaranjada e antracnose dos frutos verdes (CBD).
Os principais beneficiários das actividades desenvolvidas pelo CIFC são, em particular, os milhões de pequenos cafeicultores, em que as cultivares com resistência à ferrugem alaranjada e/ou antracnose dos frutos verdes os torna menos dependentes dos caprichos do mercado internacional de café e os habilita a produzir café de modo económico e ecologicamente sustentável.