A rede eduroam
A rede Wireless do ISA existe desde 2005, tendo a sua implementação sido efectuada dentro do âmbito do projecto e-U. O projecto e-U Campus Virtual foi uma iniciativa lançada pelo Governo, através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, que envolve o desenvolvimento de Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis para estudantes, professores e investigadores do Ensino Superior, sendo coordenado tecnicamente pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional.
Um dos principais pontos do projecto e-U foi precisamente a disponibilização à comunidade académica de um serviço de mobilidade entre campus universitários nacionais, pioneiro a nível mundial, baseado na utilização de tecnologia de redes sem fios. A escolha do identificador (SSID) desta rede recaíu, naturalmente, sobre a sigla e-U.
Com vista à passagem das capacidades de mobilidade da escala nacional para a escala europeia (e mundial), e com o surgimento do projecto eduroam, o identificador da rede sem fios mudou, no final de 2007, de e-U para eduroam, tendo a rede sem fios passado a ser conhecida por este nome. Na mesma altura, a rede aberta de apoio à ligação à rede eduroam viu igualmente ser alterado o seu identificador, de guest-e-U para eduroam-guest.
No ISA a rede eduroam manteve-se inicialmente, em termos de cobertura, bastante limitada, fazendo-se sentir a sua presença apenas na Biblioteca do ISA, no Pavilhão Anexo junto ao CIISA e às suas salas de aulas, e nalguns pontos do Edifício Principal. No entanto, em 2011, deu-se início a uma nova fase do projecto Wireless, com o objectivo de expandir de forma muito significa a cobertura da rede.
Consulte também a página com as instruções de configuração e a página sobre a rede Wireless do ISA.