You are here

Espaços da Tapada


A Tapada da Ajuda, antiga Tapada Real, é um dos mais bonitos e frondosos parques botânicos de Lisboa. Atualmente com cerca de 100 hectares, cercados por um muro que a tem protegido ao longo dos anos das tentações de desenvolvimento urbano, possui diversos espaços verdes e infra-estruturas abertas ao público, incluindo uma reserva botânica reconhecida internacionalmente pela sua floresta única de zambujeiros.

Alguns dos seus espaços e infra-estruturas podem ser utilizados para eventos diversos (Congressos, Festas, Casamentos, Lançamento de Produtos, entre outros eventos).


 

Espaços da Tapada

Pavilhão de Exposições Pavilhão de Exposições

Pavilhão de Exposições

Ex-libris do Instituto Superior de Agronomia, este palácio de estrutura em ferro e vidro foi projectado pelo Arquitecto Luís Caetano de Ávila para a 3ª Exposição Agrícola de Lisboa, em 1884.

É actualmente utilizado para a realização de eventos sociais e culturais, possuindo uma capacidade de até 1000 pessoas. Dispõe de estacionamento próprio e de espaços ao ar livre para apoio de actividades de exterior, incluindo um jardim com uma fonte romântica e uma magnífica vista de fundo sobre o rio Tejo.


 

Auditório da Lagoa Branca Auditório da Lagoa Branca

Auditório da Lagoa Branca

Edifício moderno, cuja construção ficou concluída em 1999, tem capacidade para 300 lugares sentados na plateia e 60 lugares em camarotes. Possui ainda cabines de tradução e camarins, podendo ser utilizado para a organização de congressos, simpósios, teatros, concertos, ou outras actividades de carácter técnico ou cultural.

Dispõe ainda de um foyer para coffee-breaks e cocktails. Localizado a cerca de 200 metros do Pavilhão de Exposições, pode ser utilizado em conjunto com este na organização de eventos que requeiram uma estrutura de apoio para actividades sociais, incluindo almoços, jantares ou recepções.


 

Anfiteatro de Pedra

Anfiteatro de Pedra

Este anfiteatro ao ar livre, com uma estrutura semelhante a um anfiteatro romano, encontra-se localizada a cerca de 150 metros do edifício principal do Instituto. Envolvido por uma manta verde de árvores e arbustos, é um local surpreendente e único na cidade de Lisboa, possuindo uma atmosfera incomparável que não se consegue descrever sem uma visita ao local. Com capacidade para cerca de 400 pessoas, é ideal para a realização de actividades de carácter sócio-cultural ao ar livre, incluindo concertos, teatros ou recitais.


 

Jardim da Rainha

Jardim da Rainha e Jardim da Parada

O Jardim da Parada possui uma localização privilegiada no centro da Tapada da Ajuda, tendo sofrido diversos melhoramentos ao longo dos últimos anos. Além das diversas infra-estuturas para apoio às actividades que ai podem ser organizadas, incluindo uma zona de piqueniques e churrascos, possui uma vasta área relvada e pequenos lagos com patos. Adequado para a organização de quaisquer actividades de outdoor, é ideal para grandes grupos e para actividades com crianças.


 

Salão Nobre do ISA, é a antiga biblioteca do ISA convertida a local para Conferências, Tertúlias e outros eventos

Salão Nobre

Antiga biblioteca do Instituto Superior de Agronomia, encontra-se localizada no edifício principal. Com acesso bilateral pelas belas escadarias deste edifício, apresenta-se completamente revestido por estantes em madeira de castanho, onde se encontram expostos algumas das mais importantes colecções de livros pertencentes ao Instituto. Com um pé direito de cerca de 10 metros, é um espaço ideal para a organização de reuniões, recitais, cocktails ou pequenos eventos até 100 pessoas.


 

Sala de Atos do ISA onde decorrem os atos académicos, aulas e outras apresentações e conferências.

Sala de Atos

Localizada no edifício principal do Instituto, é um anfiteatro que tem capacidade para 100 pessoas, podendo ser utilizado para pequenas palestras ou seminários independentemente ou em conjunto com o Salão Nobre.


 

Espaços da Tapada da Ajuda

Outros espaços verdes

A Tapada da Ajuda dispõe ainda de diversos espaços verdes ao ar livre, onde podem ser realizadas actividades de outdoor, montagem de tendas, acampamentos, colónias de férias, filmagens, sessões fotográficas, ou quaisquer outras actividades que aproveitem e se enquadrem no espírito deste espaço único da cidade de Lisboa.


 

Contactos

E-Mail: espacosdatapada@isa.ulisboa.pt
Tel: +351 967 414 356