Tapada da Ajuda
O Instituto Superior de Agronomia está situado na Tapada da Ajuda. A Tapada da Ajuda é um Parque Botânico com cerca de 100 hectares, no interior da cidade de Lisboa, de reconhecido interesse internacional, na qual se destacam uma Reserva Botânica única onde estão representadas as espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura (pomares, vinhas, prados, culturas arvenses e hortícolas) e diversas espécies domésticas e silvestres características.
Na Tapada da Ajuda pode ainda encontrar diverso património histórico e arquitectónico, algum do qual remontando ao tempo em que foi Tapada Real.
Além da beleza da vegetação e património histórico e arquitectónico que a reveste, pode-se observar Lisboa e os seus arredores se subir ao Miradouro situado na parte norte.
No bosque natural em que dominam os zambujeiros (Olea europaea L. var. sylvestris (Mill.) Lehr) acompanham-nos o aderno (Phillyrea latifolia L.), sanguinho das sebes (Rhamnus alaternus L.), lentisco bastardo (Pistacia lenticus L.), espinheiropreto (Rhamnus oleoides L.), estrepes (Asparagus albus L.), gilbardeira (Ruscus aculeatus L.). O elenco florístico da Reserva ultrapassa duas centenas de espécies.
Mapa da Tapada da Ajuda
Parque Botânico da Tapada
Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho
A Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho, unidade cujo valor patrimonial é inquestionável, consiste num outeiro calcáreo, localizado acima do Pavilhão das Exposições, conhecido por Alto da Casa Branca e foi delimitada em 1923. Em 1951 adquiriu a atual designação, dada pelo então Conselho Escolar do Instituto Superior de Agronomia por ocasião das comemorações do 1º centenário do nascimento deste ilustre Botânico, nesta zona representativa da flora local de grande interesse florístico da Tapada da Ajuda.
Para saber mais:
Visita Sonora ao ISA
Sejam bem-vindos à Visita Sonora ao ISA onde lhe damos a conhecer a área do Instituto Superior de Agronomia enquanto explora o seu contexto agrícola e natural. Um espaço que é o grande sobrevivente dos tempos em que toda a região de Alcântara apresentava uma vocação campestre e rural. Coloque os seus headphones e prepare-se para uma viagem imersiva ao nosso património nacional.
um projecto
com a colaboração de docentes do ISA e do historiador Pedro Sequeira
Consulte aqui o Regulamento de Acesso à Tapada da Ajuda completo, do qual se faz nota do seguinte:
A entrada de peões e ciclistas é livre.
É proibido:
- transitar fora dos percursos pedonais ou passadeiras próprias, salvo nos espaços que pelas suas características o permitam e quando não exista sinalização que a proíba;
- danificar as árvores, arbustos e herbáceas (cortar / golpear troncos e raízes, riscar / inscrever neles gravações, puxar os ramos, sacudir, cortar folhas, frutos ou floração das árvores ou demais vegetações, despejar qualquer produto nos canteiros);
- extrair pedra, terra, cascalho, etc.;
- afixar objectos em infra-estruturas ou árvores, sem autorização prévia;
- urinar ou defecar fora dos locais destinados a esses fins;
- acampar;
- retirar água dos lagos ou danificar a sua fauna;
- fazer fogueiras ou acender braseiras;
- a permanência de animais, que não se encontrem devidamente presos por corrente ou trela, bem como deixar os seus excrementos no espaço público;
- matar, maltratar ou apanhar quaisquer animais que tenham nestas zonas verdes, parques ou jardins o seu habitat natural;
- utilização e estacionamento de bicicletas em zonas de canteiros e outras zonas onde exista qualquer espécie vegetal semeada ou em desenvolvimento.
A utilização do espaço da Tapada para quaisquer fins de carácter comercial tem de obter prévia autorização pelo ISA.
Contactos
Web: http://www.isa.ulisboa.pt/pbta
E-Mail: pbta@isa.ulisboa.pt
Telefone: +351 21 365 3168