You are here

ISA-Escolas

Apresentação:

O Programa ISA-Escolas destina-se a promover a transferência de conhecimento junto da população escolar, contribuindo para uma políticam de permuta de conhecimento ao serviço da sociedade.

O objetivo é divulgar o conhecimento científico do Instituto Superior de Agronomia - ISA, proveniente dos Centros de Investigação, nas seguintes áreas: Agricultura, Alimentar, Zootecnia, Arquitectura Paisagista, Florestal, Ambiente e Biologia.

Para tal, propomos 3 grandes Programas Temáticos, ajustáveis à necessidade de cada escola. Estes consistem em deslocações a estabelecimentos de ensino, visitas de estudo ao campus do ISA e atividades online.

Atividades:

Visita a Escolas

As visitas às escolas podem ter diferentes formatos, tais como:

  • Realização de palestras (de acordo com a nossa oferta e/ou propostos pela escola) ou atividades hands on.

Visita ao ISA

Para conhecer melhor o ISA, os seus laboratórios e atividades, em turma ou individualmente, é possível participar nas nossas visitas ao campus do ISA e esclarecer todas as questões sobre os nossos cursos e apoios.

  • Visitas de grupo escolar - turmas de estudantes até ao 12º ano
  • Visitas individuais - 10 alunos no máximo

Atividades Online

Quando os alunos não têm possibilidade de visitar o ISA, mas têm questões que pretendem aprofundar e/ou esclarecer, ou apenas obter informações sobre os diferentes cursos do ISA, o contacto pode ser feito de diferentes modos:

Informações Uteis:

Destinatários

O Programa ISA-Escolas destina-se preferencialmente à população do secundário - 10º, 11º e 12º

Calendário e Horário

  • O Programa ISA-Escolas estará disponível para inscrições ao longo do ano (excepto durantes os meses de JULHO e AGOSTO)
  • A lotação máxima em cada atividade será de 22 alunos, sendo necessário um mínimo de 10 alunos para o programa se realizar.
  • Poderão decorrer ao mesmo tempo diferentes atividades, num bloco manhã/tarde e para cada Programa Temático

Programa temático e atividades propostas - Ano Letivo 2023/2024

Tema Resumo
A Importância de Consumir Produtos da Época O consumo de produtos da época apresenta múltiplas vantagens, desde nutricionais, de impacto local, de sustentabilidade e económicas. Também envolve conceitos como pegada ecológica, economia circular e, em alguns casos, uma agricultura mais sustentável e de precisão.
Pegada Ecológica O conceito de pegada ecológica permite avaliar a pressão do consumo sobre os recursos naturais. Como se calcula? Quais as suas consequências?
Economia Circular A economia circular tem por base um modelo de produção e de consumo, o qual envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Este modelo económico permite alargar o período de vida dos produtos, reduzindo o desperdício.
*Novos Alimentos Nutritivos e Sustentáveis: Os Insetos e as Microalgas Com o aumento da população mundial, temos que encontrar outras fontes de proteínas. Os insetos e as algas constituem alternativas nutritivas e sustentáveis.
*Embalagens Biodegradáveis e Comestíveis A utilização de materiais alternativos para o fabrico de embalagens biodegradáveis pode constituir uma boa alternativa às embalagens de plástico sintético não renováveis. Desta forma, reduzimos o impacto ambiental negatico.
Floresta Mediterrânica A preservação e correta gestão da floresta é fundamental para a manutenção dos ecossistemas e sua sustentabilidade.
Os Subprodutos da Floresta O combate ao desperdício é fundamental para reverter processos como as alterações climáticas, perda de biodiversidade, entre outros. Os subprodutos florestais, habitualmente usados para queima, podem ser transformados e utilizados na produção de papel, usados na indústria farmacêutica e até mesmo com aducentes das pastilhas elásticas.
*Agricultura de Precisão A agricultura de precisão contempla formas de gestão nmais rentáveis e sustentáveis, através da redução de desperdício, melhor gestão dos recursos hídricos, respeito pela sazonalidade dos produtos, entre outros fatores fundamentais para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.
*Possibilidade de realização de atividades práticas no ISA, que além dos temas referidos inclui visitas a vinha, olival, pomar e hortas.

Vídeo Projeto ISA-Escolas


Se tens questões o Sem Dúvidas no ISA esclarece 


Contacto

Ana Rodrigues Web: http://www.isa.ulisboa.pt/gpre E-Mail: isa-escolas@isa.ulisboa.pt

  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube