You are here
Apresentação
Parque Botânico da Tapada da Ajuda
Instituído em 1956, o Parque Botânico da Tapada da Ajuda tem raízes na Real Tapada do século XVII, situada na vertente Sul da serra de Monsanto. A grande diversidade deste parque só é possível graças à sua dimensão (cerca de 100 ha) e às irregularidades do terreno, associadas a diversas condições climáticas; existem táxones de praticamente todos os ambientes, dos quais 280 são de porte arbóreo e cerca de 2500 são arbustos, herbáceas perenes e vivazes, algumas com grande interesse na perspetiva de conservação ex situ. O parque encontra-se inscrito na Botanic Gardens Conservation International (BGCI) e na Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos (AIMJB).
A Tapada da Ajuda, parte integrante do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (desde 1910), e como Parque especializado que é, foi considerada desde a sua origem uma base indispensável ao ensino das espécies vegetais, servindo para apoio a muitos módulos ou disciplinas de diversas licenciaturas e mestrados. Em 1923, foram delimitados como Reserva Botânica 5 ha, e em 1951 foi lhe atribuída a designação Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho. As espécies vegetais cultivadas são a base de inúmeros projetos científicos, trabalhos didáticos, relatórios finais, dissertações de mestrado e doutoramento.
O inquestionável valor histórico, botânico, arquitetónico e paisagístico da Tapada da Ajuda, conduziu ao seu reconhecimento como imóvel de interesse público (conjunto intramuros) encontrando-se sob um regime de proteção de acordo com o Decreto nº 5/2002, Diário da República nº 42 de 19 fevereiro de 2002.
Membro Associado de:
BGCI – Botanic Gardens Conservation International
O Botanic Gardens Conservation International representa mais de 700 membros - em 118 países - entre os quais está o Parque Botânico da Tapada da Ajuda.
O Botanic Gardens Conservation International é uma organização internacional que existe para assegurar a conservação a nível mundial de plantas ameaçadas de extinção, cuja continuação da sua existência está ligada a questões globais, incluindo a pobreza, o bem-estar humano e as alterações climáticas.
Tem como objectivo apoiar os seus membros e a comunidade conservacionista para que a sua experiência possa ser aplicada para reduzir a ameaça de extinção, que envolve um terço de todas as plantas. Para isso, apoia o desenvolvimento e a implementação da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC) a um nível global, regional, nacional e local.
Website: http://www.bgci.org/
AIMJB – Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos
A Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos (AIMJB) da qual o Jardim Botânico da Ajuda faz parte, tem como finalidade a colaboração entre os Jardins Botânicos membros, promovendo e coordenando projectos comuns de actuação e impulsionando o intercâmbio de conhecimentos, experiências, informações e material vegetal. Foi criado em 1985 por diversas instituições espanholas e portuguesas relacionadas com as metas e objetivos de um jardim botânico.
Website: http://www.jbotanicos.org/