You are here
Estágios Erasmus+ (SMT)
O Programa Erasmus+ permite que estudantes do ensino superior, independentemente do grau académico, efetuem um estágio (componente exclusivamente prática) numa empresa ou universidade estrangeira.
Tipos de estágio:
- Estágio para desenvolvimento da Dissertação (parte prática);
- Estágios curriculares ou extracurriculares (ex: Estágios de Verão);
- Estágios para alunos recém-graduados (os alunos candidatam-se no seu ano de finalistas e os estágios têm que estar concluídos até à véspera de perfazer um ano de conclusão do curso);
Os estágios são voluntários ou extracurriculares, não havendo qualquer creditação de nota nem de ECTS.
Candidaturas para mobilidade no Ano Letivo 2024/2025
O período de candidaturas para a realização de Estágios Erasmus+ durante o ano lectivo 2023/2024 decorrerá de 6 a 26 de Maio de 2024.
A candidatura é efectuada pela área individual de aluno no Fénix:
- Separador Candidato -» Tipo de candidatura Erasmus Outgoing / Estágio
A formalização do processo de Estágio Erasmus+ deverá ficar concluído com uma antecedência de, pelo menos, 2 meses relativamente ao início do período de mobilidade pretendido.
Duração do Período de Estágio
As mobilidades de estágio para estudantes realizam-se entre instituições de ensino superior (em Centros de Investigação, por exemplo), podendo também ser realizados em empresas. Excetuam-se alguns tipos de organizações: instituições da União Europeia (UE)e agências especializadas; organizações que sejam gestoras de programas da UE, de forma a evitar questões de duplo financimento.
Os estágios têm uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.
O Programa Erasmus+ não apresenta limitação em relação ao número de vezes que um estudante pode participar nas atividades de mobilidade dentro de um mesmo ciclo de estudos. Os estudantes podem fazer o número de mobilidades (para estudos e/ou para estágio) que lhes seja possível no âmbito do ciclo de estudos que frequentam, desde que:
- Não ultrapassem os 12 meses no total das mobilidades (conjunto do período de mobilidades para estudos, para estágios e como recém-graduados) realizadas dentro do mesmo ciclo de estudos;
- Caso já tenham realizado mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+, dentro do mesmo ciclo de estudos, a duração total da mobilidade realizada, desconta nos 12 meses de mobilidade a que têm direito no âmbito do Erasmus+.
Documentos a entregar após selecção
- Ficha de Estudante (a ser disponibilizada) com os respetivos anexos
- Training Programme
- Antes do preenchimento, sugerimos a leitura de "Guidelines on how to use the Learning Agreement for Studies".
- Minuta de Procuração, anexando cópia do documento de identificação do/a Procurador/a
Bolsas de mobilidade
O financiamento da Mobilidade de Estudantes ERASMUS é atribuído pela Comissão Europeia, através da Agência Nacional Erasmus+.
As bolsas Erasmus destinam-se, única e exclusivamente, a cobrir as despesas de mobilidade e não a totalidade dos custos inerentes ao estágio no estrangeiro.
Realizar um Estágio Erasmus+ não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada. No entanto, procurar-se-á indicar, antes do início da mobilidade, os estudantes selecionados com bolsa Erasmus e os respetivos valores. Poderá não haver verba suficiente para todos os alunos e para a totalidade do período de mobilidade pretendido por cada estudante.
O tratamento de todas as questões práticas tais como, a viagem e o alojamento, são da inteira responsabilidade do estagiário.
A Comissão Europeia definiu 3 grupos de países, para os quais estipulou a atribuição de valores fixos de bolsa (poderá consultar a tabela de bolsas aqui). Neste sentido, as bolsas serão atribuidas de acordo com o valor do país de destino.
Os estudantes Erasmus deverão, no fim do seu período de estágio no estrangeiro, entregar os seguintes documentos obrigatórios:
- Relatório Final de Estudante (Preenchimento online);
- Declaração de Estada/Letter of Confirmation, assinado e carimbado pelo Coordenador/Responsável da Instituição de acolhimento;
- Documento com a avaliação do seu estágio pelo seu Tutor da instituição de acolhimento, assinado e carimbado;
- Declaração da frequência no Curso de Língua, com as datas de frequência expressas (se aplicável);
- Comprovativo de submissão de Avaliação Linguística Online (se aplicável).
Normas para o Programa Erasmus+
Mais informações no site da ULisboa.
Para mais informações, sugere-se a leitura dos Regulamentos para o programa Erasmus+ disponíveis na página da Agência Nacional Erasmus+, bem como o Guia do Programa Erasmus+.