You are here

Estágios Erasmus+ (SMT)

O Programa Erasmus+ permite que estudantes do ensino superior, independentemente do grau académico, efetuem um estágio curricular ou extracurricular numa empresa ou universidade estrangeira.
Atualmente permite ainda que os recém-graduados realizem um estágio no ano imediatamente seguinte ao da conclusão do seu curso.

  • Mobilidade para estágio
  • Mobilidade para estágio de recém-graduado

Candidaturas para mobilidade no Ano Letivo 2018/2019

O processo de candidaturas encontrar-se-á a decorrer de 15 de junho a 15 de Julho de 2018.

Os alunos poderão candidatar-se preenchendo o seguinte formulário. Poderá formalizar a candidatura no GPRE - de Relações Internacionais ou através do e-mail ri@isa.ulisboa.pt.

As candidaturas para Estágio - acção SMP - ao abrigo do Programa Erasmus+ deverão ser 3 meses antes do início da mobilidade.

Duração do Período de Estágio

As mobilidades de estágios para estudantes realizam-se entre instituições de ensino superior que tenham Acordos Interinstitucionais estabelecidos entre si, ou são realizados em empresas.

Os estágios têm uma duração mínima de 60 dias e máxima de 12 meses.

O Programa Erasmus+ não apresenta limitação em relação ao número de vezes que um estudante pode participar nas atividades de mobilidade, dentro de um mesmo ciclo de estudos. Os estudantes podem fazer o número de mobilidades (para estudos e/ou para estágio) que lhes seja possível no âmbito do ciclo de estudos que frequentam, desde que:

  • Não ultrapassem os 12 meses no total das mobilidades (conjunto do período de mobilidades para estudos, para estágios e como recém-graduados) realizadas dentro do mesmo ciclo de estudos;
  • Caso já tenham realizado mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+, dentro do mesmo ciclo de estudos, a duração total da mobilidade realizada, desconta nos 12 meses de mobilidade a que têm direito no âmbito do Erasmus+.

Documentos a entregar após selecção

Bolsas de mobilidade

O financiamento da Mobilidade de Estudantes ERASMUS é atribuído pela Comissão Europeia, através da Agência Nacional Erasmus+.
As bolsas Erasmus destinam-se, única e exclusivamente, a cobrir as despesas de mobilidade e não a totalidade dos custos inerentes ao estágio no estrangeiro.

Realizar um estágio ERASMUS não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada. No entanto, procurar-se-á indicar, antes do início da mobilidade Erasmus, os estudantes selecionados com bolsa Erasmus e os respetivos valores.

O tratamento de todas as questões práticas tais como, a viagem e o alojamento, são da inteira responsabilidade do estagiário.

A Comissão Europeia definiu 3 grupos de países, para os quais estipulou a atribuição de valores fixos de bolsa (poderá consultar a tabela de bolsas aqui). Neste sentido, as bolsas serão atribuidas de acordo com o valor do país de destino. Contudo, não é possível garantir a atribuição de bolsa a todos os alunos nem para todos os meses em mobilidade.

Os estudantes Erasmus deverão, no fim do seu período de estágio no estrangeiro, entregar os seguintes documentos obrigatórios:

  • Relatório Final de Estudante (Preenchimento online);
  • Declaração de Estada/Letter of Confirmation, assinado e carimbado pelo Coordenador/Responsável da Instituição de acolhimento;
  • Documento com a avaliação do seu estágio pelo seu Tutor da instituição de acolhimento, assinado e carimbado;
  • Declaração da frequência no Curso de Língua, com as datas de frequência expressas (se aplicável);
  • Comprovativo de submissão de Avaliação Linguística Online (se aplicável).

Normas para o Programa Erasmus+

Mais informações no site da ULisboa.

Para mais informações, sugere-se a leitura dos Regulamentos para o programa Erasmus+ disponíveis na página da Agência Nacional Erasmus+, bem como o Guia do Programa Erasmus+.

Divulgação de Estágios