You are here
Moodle - E-Learning ULisboa
Indicações gerais sobre a utilização de Moodle no ISA
O repositório formal para as UCs do ISA é o Fenix. É no Fenix que se encontra a lista oficial de alunos da UC e é no Fenix que são lançadas as avaliações dos alunos. O Moodle é uma ferramenta acessória para apoio ao funcionamento das aulas e avaliações, mas não substitui o Fenix.
Abaixo distingue-se os dois conceitos: UC no Fenix (oficial) e Disciplina no Moodle (opcional e acessório). Caberá ao responsável da UC no Fenix pedir a criação da disciplina no Moodle correspondente, usar essa funcionalidade, e assegurar que os resultados da avaliação são transferidos para o Fenix para lançamento das notas. Os utilizadores do Fenix têm um número de aluno do ISA. Os utilizadores do Moodle/ULisboa têm um endereço de email edu.ulisboa.pt sem relação com o número de aluno do ISA.
Indicações para criar uma disciplina no Moodle/ULisboa
Para ter uma disciplina no Moodle/ULisboa, o coordenador da UC do ISA terá que:
- Enviar uma mensagem para helpdesk@isa.ulisboa.pt, com assunto: "Moodle - Pedido de criação de disciplina".
- Indicar no pedido: nome completo da disciplina (igual a UC no Fenix); período de funcionamento/data de início e fim; docente responsável.
- Prazo: enviar até ao mês anterior ao início do ano letivo. Por exemplo, enviar até ao final de agosto para o 1º semestre 2024/2025.
Tarefas administrativas que deverão ser asseguradas pelo responsável da disciplina Moodle
- adicionar os restantes docentes.
- assegurar e verificar o auto-registo dos alunos. Os alunos são identificados na disciplina Moodle pelo seu nome e email edu.ulisboa.pt, não existindo informação na disciplina Moodle sobre o seu número de aluno ISA ou sobre o seu email pessoal; os alunos precisam de ter um email edu.ulisboa.pt para se poderem auto-inscrever na disciplina Moodle.
- assegurar a correspondência entre utilizadores Moodle e Fénix. A DI poderá, eventualmente, auxiliar neste processo. Para tal, o responsável terá que retirar e enviar para Helpdesk uma listagem de inscritos em Excel, quando relativamente estabilizados, para receber de volta a correspondência, mas que é atualmente um processo manual, e não há garantia de capacidade de resposta, especialmente se a adesão for grande. Nesse caso, provavelmente, a DI tentará efetuar a correspondência para as disciplinas com muitos inscritos, e nas com poucos, os docentes terão que fazer a correspondência, olhando para os nomes.
Não disponibilidade de helpdesk
Os docentes terão que fazer algum trabalho de exploração do sistema, pois não existe um Helpdesk da plataforma.
Links úteis:
Acesso ao Moodle/ULisboa, com autenticação centralizada ULisboa (email edu.ulisboa.pt)
Sharing Remote Teaching and Research Experiences (SaRTRE)/Técnico
https://moodle.org/