Associações, Núcleos e Sociedades
Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia
A AEISA, fundada em 21 de Novembro de 1911, é a organização representativa dos alunos do ISA. Hoje com uma responsabilidade Centenária, a AEISA incentiva a participação dos estudantes em todas as actividades escolares e de carácter associativo, tenta estabelecer a ligação da escola e dos seus membros à realidade económica do país e coopera com todos os organismos estudantis, nacionais e estrangeiros, divulgando e promovendo o ISA.
Website: http://ae.isa.ulisboa.pt/
Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas
A Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), fundada em 1976, é a única associação representante da classe profissional dos arquitectos paisagistas em Portugal. É uma associação de Direito Privado que tem por fim o estudo e defesa dos interesses relativos à actividade da Arquitectura Paisagista. Por se tratar de uma entidade e de uma profissão que desempenha uma relevante função social, foi-lhe atribuído o estatuto de Utilidade Pública. O conjunto dos seus sócios contribuem para o progresso técnico e social da Profissão. A APAP é membro da Federação Europeia dos Arquitectos Paisagistas (IFLA Europe), organização que representa a profissão de arquitecto paisagista na Europa, integrada na Federação Internacional dos Arquitectos Paisagistas (IFLA).
Website: http://www.apap.pt/
Associação Portuguesa de Enologia
O objectivo da APE é representar os técnicos seus associados, promover contactos com entidades públicas e privadas que conduzam à dignificação da profissão e à defesa dos interesses da Enologia, promover o desenvolvimento científico e técnico e defender o prestígio do vinho e da sua cultura.
Website: http://www.apenologia.pt/
Associação Portuguesa de Estudantes Florestais
Criada em 1988, a APEF representa a nível nacional os estudantes do curso de engenharia florestal. Tem como principais objectivos: o apoio a actividades de âmbito florestal realizadas por alunos, estagiários ou outros, o fomento do desenvolvimento de relações com empresas e instituições do sector florestal e o estabelecimento de contactos com organizações de estudantes florestais de outros países.
Website: http://apeflorestais.wixsite.com/apefifsaportugal
Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira
A PORVID é uma Associação sem fins lucrativos que congrega as competências de entidades produtoras de conhecimento, empresas da indústria do vinho e outras interessadas no desenvolvimento vitivinícola e na biodiversidade numa orgânica dedicada à conservação e valorização da diversidade genética das castas antigas e das populações silvestres de videira. Foi constituída em 2009, tendo o ISA como associado fundador (entre outros 13) e principal motor metodológico. Tem como meta central a conservação de 50000 genótipos representativos da diversidade intravarietal de todas as castas autóctones num Pólo Experimental de Conservação cedido pelo Estado (em 2010), seguida pela respectiva utilização económica (selecção e outras) mediante métodos inovadores de elevada eficiência. Representa hoje a fronteira das abordagens para a travagem da erosão genética e utilização da diversidade das castas antigas è escala do mundo mediterrânico.
Website: https://www.facebook.com/porvid.portugal
IAAS Portugal
A IAAS – International Association of Students in Agricultural and Related Sciences – é uma organização não-governamental com sede em Leuven, Bélgica. Nos dias de hoje é uma das maiores associações de estudantes a nível mundial, está presente em cerca de 40 países. A IAAS tem como principais objetivos: promover o intercâmbio de conhecimentos, ideias e informação entre os estudantes de modo a existir uma compreensão mútua entre países e culturas diferentes; reunir alunos, investigadores e profissionais da Agricultura, Ciências do Ambiente, Agro-indústria, Ciências Florestais, Arquitetura Paisagista e Biologia; promover e organizar atividades tais como: Seminários, Campos de Trabalho, Encontros Internacionais, Semanas de Intercâmbio, Projetos de Desenvolvimento Local e Programas de Intercâmbio Internacional. Em Portugal, a IAAS Portugal existe desde 1961 e tem sede do comité nacional no Instituto Superior de Agronomia. Atualmente conta com 7 Comités Locais: IAAS UTAD, IAAS Coimbra, IAAS Santarém, IAAS Ponte de Lima, IAAS Porto, IAAS Évora e IAAS Viseu.
Website: https://www.facebook.com/iaasportugal
Núcleo de Estudantes Africanos do ISA
O NEA-ISA tem, entre outros objectivos: representar os estudantes africanos e de ascendência africana do ISA, bem como promover acções que visem o enquadramento pós formação nos países de origem. Propõe-se organizar e realizar debates, conferências, jornadas, no sentido de aprofundar os conhecimentos e despertar para assuntos africanos e da lusofonia, assim desenvolver actividades de índole cultural, desportiva e recreativa.
Website: http://neaisacultura.blogspot.pt/
Socidade Portuguesa de Ciências Florestais
A SPCF tem por objecto fomentar o estudo e progresso da ciência e técnica florestais, contribuir para o esclarecimento dos problemas económicos e sociais da actividade florestal, da produção, à transformação e mercado dos bens e serviços florestais, promover, estimular a cooperação entre eles e desenvolver o intercâmbio nacional e internacional entre entidades e especialidades no seu domínio de actuação.
Website: http://www.spcf.pt/
Socidade Portuguesa da Ciência do Solo
A SPCS é uma associação que tem como atribuições: intensificar a colaboração de todos os que estudam, utilizam e defendem o património-solo; promover reuniões, cursos, visitas de estudo e quaisquer outras actividades de carácter científico, técnico e cultural; formar comissões entre os seus sócios destinadas ao estudo de problemas específicos da Ciência do Solo; difundir, pelas vias de informação mais eficazes, o conhecimento da Ciência do Solo; estreitar relações ou associar-se com outras sociedades científicas nacionais e estrangeiras; e disponibilizar-se como organismo consultivo de entidades oficiais ou particulares em matérias de ordenamento e uso do solo.
Website: http://www.spcs.pt/
Associação Portuguesa de Jovens Enófilos
Fundada em 1994 por antigos alunos do Instituto Superior de Agronomia, a APJE (Associação Portuguesa de Jovens Enófilos) é uma associação privada e sem fins lucrativos. A APJE promove os valores da cultura do vinho e o fomento do consumo inteligente do mesmo, junto das camadas jovens da sociedade através de cursos de prova de vinhos, conferências, mostras anuais de vinhos e jantares de degustação.
E-Mail: apje.isa@gmail.com