You are here

Utilização de Software Peer-to-Peer


Date: Fri, 27 Jun 2003 18:59:57 +0100 (WEST)
Subject: Partilha de ficheiros na Net: informacao importante
From: mbelomoreira@isa.utl.pt


Aos Docentes, Chefes de Divisão e de Unidades de Apoio, e Associações de Estudantes

O ISA tem assistido nos últimos tempos a uma crescente actividade na sua rede de programas de partilha de ficheiros na Internet, também conhecidos por programas P2P (peer-to-peer).

As implicações da utilização deste tipo de programas podem ser várias e francamente negativas.

Em primeiro lugar, contribuem para a degradação acentuada da velocidade de tráfego na rede: um único computador pessoal a utilizar estes programas pode consumir toda a largura de banda disponível para as 4 escolas conectadas à rede do Pólo da Ajuda (ISA, FA, FMV e ISCSP); como consequências directas sublinha-se a dificuldade ou até impossibilidade de utilizar alguns sites necessários para trabalho, ou os atrasos no envio e recepção de correio electrónico.

Em segundo lugar, levantam-se questões da segurança: ultimamente têm surgido vírus com capacidades evoluídas (registo da actividade do utilizador, dados, passwords e usernames, e possibilidade de controlo remoto das máquinas infectadas) que se podem propagar por meio deste tipo de partilhas.

Em terceiro lugar e de não menos importância, existem as questões legais: já por diversas vezes, a UTL foi interpelada por empresas detentoras de direitos de autor sobre ficheiros que estavam a ser ilegalmente disponibilizados por utilizadores da sua rede. Note-se que na perspectiva da Reitoria, cerca de 99% da actividade ligada à utilização deste tipo de programas, poder ser enquadrada na figura de "crime de peculato".

O CIISA tem mantido uma certa vigilância sobre a rede do ISA, e alguns utilizadores que estavam a utilizar este tipo de programas, já foram informados destes problemas. A actuação tem tentado ser pedagógica, e o corte do acesso Internet só tem sido efectuado em pelo menos uma das situações seguintes:

1) quando o tráfego gerado é extremamente elevado;
2) quando não é possível identificar o utilizador (o nome da máquina não está de acordo com o Departamento/Secção/Serviço/utilizador, ou no existiu um logon na rede);
3) quando existe uma reincidência após o primeiro aviso.

Entre outros, os seguintes programas são incluídos no grupo dos quais a utilização está vedada: KaZaa, eMule/eDonkey, Soulseek, BitTorrent, WinMX.

Perante esta situação solicita-se o vosso empenho no sentido de evitar a todo o custo a utilização deste tipo de programas, tanto nos computadores que possuam, ou sobre os quais tenham algum tipo de responsabilidade. Solicita-se ainda que dêem conhecimento desta informação aos membros das vossas unidades orgânicas e a todas as pessoas que utilizem a rede do ISA nas vossas instalações.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Belo Moreira
(Presidente da Direcção do CIISA)

  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube