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Perguntas Mais Frequentes
- Qual é o horário do CIISA?
- Posso ter um endereço de mail do ISA?
- Que passwords do ISA eu tenho?
- Porque é que a password do SIISA tem que ser tão complicada?
- Como posso criar uma boa password?
- Recebi um mail vosso a dizer que tenho que enviar os meus dados de conta de mail (ou outra). Devo responder?
- Ao aceder a alguns serviços do ISA, recebo um alerta de segurança/sitio não confiável. O que se passa?
- Posso ter acesso à ligação VPN?
- Segui todas as instruções e não me consigo ligar à VPN. Porquê?
- Posso ligar um router Wireless à rede do ISA?
- Posso fazer downloads na rede do ISA?
- Qual é o endereço do servidor de mail?
- Ainda estou no sistema de mail antigo. O que fazer para mudar?
- Quais os passos a seguir para adotar o endereço de mail @isa.ulisboa.pt?
- Por que razão falha o envio/receção de mensagens com o endereço de mail @isa.ulisboa.pt?
Qual é o horário do CIISA?
O horário de funcionamento do CIISA, durante os períodos letivos, é entre as 08h00m e as 20h00m. Fora dos períodos letivos, o horário de funcionamento é entre as 09h00m e as 18h00m, com pausa para almoço, entre as 12h30m e as 14h00m.
Posso ter um endereço de mail do ISA?
Se tem algum vínculo com o ISA, poderá ter uma conta de utilizador, à qual está associada um endereço de e-mail institucional, do tipo username@isa.ulisboa.pt. Em particular, a todos os novos alunos é criada uma conta de utilizador e respectivo endereço de e-mail.
Que passwords do ISA eu tenho?
Tem sido feito um grade esforço para que cada utilizador necessite apenas de um conjunto de credenciais username/password, para acesso a todos os serviços do ISA. Neste momento (e salvo outras situações muito específicas), cada utilizador do ISA necessita apenas das credenciais do domínio SIISA para acesso aos vários serviços. O único serviço de utilização generalizada que constitui exceção a esta situação é o myGIAF, com username/password próprios.
Porque é que a password do SIISA tem que ser tão complicada?
A password do SIISA requer uma composição com um mínimo de 8 caracteres, sendo necessário que inclua algarismos e letras maiúsculas e minúsculas. Estes requisitos asseguram uma boa password (uma password difícil de descobrir, quer por tentativa de adivinhação de palavras conhecidas - "ataques de dicionário", quer por tentativa de todas as combinações possíveis - "ataques por força bruta").
Dado que a password do SIISA dá acesso a cada vez mais serviços e informações, alguns bastante sensíveis, é importante que seja uma boa password. Adicionalmente, ela expira periodicamente (validade de dois anos), limitando-se assim a duração de uma password que esteja eventualmente comprometida, e os impacto resultantes desse facto.
Como posso criar uma boa password?
A melhor forma será gerar uma password com caracteres aleatórios. No entanto, se para não se esquecer dela necessita de colar um postit no monitor, o melhor será utiliza outras técnicas. Em particular, pode pensar numa palavra ou frase que lhe seja fácil de memorizar, e criar a partir dela uma password com os caracteres necessários.
Por exemplo:
- Palavra password: pA55w0rD
- Frase Uma frase boa para eu me lembrar: Uf6pEm1-
Nota: não deve usar nenhum destes exemplos na sua password!
Recebi um mail vosso a dizer que tenho que enviar os meus dados de conta de mail (ou outra). Devo responder?
Não. Esse mail é certamente falso, estando o seu remetente a utilizar uma técnica conhecida como phishing, para obter as suas credenciais de acesso a contas do ISA. Lembre-se:
O CIISA, E SUA EQUIPA, NUNCA SOLICITAM QUE OS UTILIZADORES
LHE ENVIEM PASSWORDS, POR CORREIO ELECTRÓNICO OU OUTRA VIA
Ao aceder a alguns serviços do ISA, recebo um alerta de segurança/sitio não confiável. O que se passa?
Deve instalar o certificado raiz do ISA no seu sistema operativo/browser/cliente de mail/outro. O certificado pode ser obtido aqui.
Posso ter acesso à ligação VPN?
Sim. Todos os utilizadores do ISA podem ter acesso à ligação VPN. No entanto, e dado que se trata de um serviço sensível em termos de segurança, por dar acesso à rede interna do ISA a partir de qualquer ponto da Internet, os requerentes devem assinar um Termo de Responsabilidade específico para este serviço.
Segui todas as instruções e não me consigo ligar à VPN. Porquê?
Verifique se entregou o Termo de Responsabilidade referido anteriormente, e confirme junto do CIISA que tem o acesso ativado.
Caso já tenha efetuado esta verificação, o problema poderá estar no local de onde acede: algumas redes corporativas não permitem o acesso a este serviço, através das suas firewalls; em casa, alguns routers de ISP's necessitam que seja aberto o acesso ao serviço, numa configuração que tem muitas vezes como nome "PPTP pass-through".
Posso ligar um router Wireless à rede do ISA?
Dado que ainda não é possível fazer chegar a rede eduroam a todos os locais, o CIISA poderá aceitar a instalação de um ponto de acesso Wireless para servir a zona onde se encontra. No entanto, deverá ter presente que:
- A instalação do ponto de acesso requer sempre o consentimento prévio do CIISA;
- O ponto de acesso não deve estar aberto, isto é, o acesso a um ponto de acesso deve ser autenticado;
- As credenciais de autenticação devem ser individuais, ou conhecidas apenas por um grupo restrito de utilizadores;
- Deverá existir alguém responsável pelo ponto de acesso, que garanta os dois pontos anteriores;
- Ao adquirir o ponto de acesso, deverá ter presente a possibilidade de o CIISA, num futuro mais ou menos próximo, deixar de permitir a ligação do ponto de acesso à rede do ISA, quer porque a sua zona passou a ser coberta pela rede eduroam, quer por motivos de força maior, tais como questões de segurança.
Posso fazer downloads na rede do ISA?
Sim. O CIISA não pretende condicionar a utilização que é feita da Internet, por parte dos utilizadores. No entanto, deve ter presente que a rede é uma ferramenta de trabalho essencial para todos os outros utilizadores, e que a sua função primeira é a de servir a comunidade académica e as suas necessidades.
Deve também assegurar-se de que cumpre as normas e termos de utilização dos sistemas informáticos do ISA, as regras de utilização da rede RCTS/RCCN, e a legislação em vigor, incluindo a lei da protecção de dados pessoais, a lei da criminalidade informática, ou a lei do cibercrime, entre outras.
Uma nota final para a utilização de programas de partilha de ficheiros do tipo peer-to-peer: uma vez que na esmagadora maioria dos casos a sua utilização não permite cumprir com os pontos anteriores, estão interditos na rede do ISA.
Configurações
Qual é o endereço do servidor de mail?
Para os utilizadores que já utilizam o novo sistema de mail:
- Acesso por IMAP: mail.isa.utl.pt, porta 993, segurança de ligação SSL
- Acesso por POP3: mail.isa.utl.pt, porta 995, segurança de ligação SSL
- Envio por SMTP: smtp.isa.ulisboa.pt, porta 465, segurança de ligação SSL
- Acesso pela WEB: https://webmail.isa.ulisboa.pt/
Os utilizadores que ainda utilizam configurações diferentes destas deve efectuar a migração do sistema de mail e/ou actualizar as suas configurações o mais rapidamente possível.
Ainda estou no sistema de mail antigo. O que fazer para mudar?
Consulte a página de migração de sistema de mail.
Quais os passos a seguir para adotar o endereço de mail @isa.ulisboa.pt?
Os endereços de mail do domínio @isa.ulisboa.pt têm correspondência direta com os endereços do domínio @isa.utl.pt; isto é, todos os endereços que eram recebidos neste último domínio são também recebidos em @isa.ulisboa.pt, e pelos mesmos destinatários. A exceção é a das caixas de correio de utilizadores que não efetuaram a migração para o novo sistema de mail, implementado em 2010.
Para enviar mensagens com o novo domínio, pode configurar o seu programa de mail de dois modos:
* Acrescentando uma nova identidade no seu programa de mail
* Substituindo o "utl" por "ulisboa" no seu endereço de mail
No primeiro caso poderá escolher, no momento do envio de cada mensagem, o endereço que pretende utilizar; no segundo, o endereço do domínio @isa.ulisboa.pt passará a ser sempre utilizado.
Exemplo de configuração de uma nova identidade no Thunderbird:
1. Aceda a "Tools -> Account Settings...";
2. Nas definições da sua conta do ISA, carregue em "Manage identities...";
3. Carregue em "Add..." e preencha o seu nome, endereço de mail <nome>@isa.ulisboa.pt, e outros campos que sejam relevantes no seu caso;
4. Carregue nos vários "OK" necessários, para confirmar a operação. Como se trata de uma nova identidade associada à mesma conta de e-mail, não é necessário alterar as opções relativas aos servidores de envio e receção, desde que sigam as configurações recomendadas.
Por que razão falha o envio/receção de mensagens com o endereço de mail @isa.ulisboa.pt?
Envio: o envio de mensagens @isa.ulisboa.pt deve ser efetuado a partir de servidores SMTP autorizados. Verifique que adotou as configurações recomendadas para o servidor de envio.
Receção: se não consegue receber mensagens no seu endereço @isa.ulisboa.pt e consegue consultar o seu mail em https://webmail.isa.ulisboa.pt/, contacte o CIISA.