Investigação do LEAF/ISA-ULisboa em destaque na SIC
O Instituto Superior de Agronomia dá cartas internacionalmente na investigação em Enologia, com o desenvolvimento de estudos para a preservação da sustentabilidade, concretamente na avaliação do impacto ambiental.
Um grupo de investigadores do Instituto Superior de Agronomia, liderado pela Professora Sofia Catarino, e do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, desenvolveram uma ferramenta pioneira denominada Green Wine Analytical Procedure Assessment (GWAPE), que permite ao setor vitivinícola nacional e internacional avaliar, pela primeira vez, o impacto ambiental das metodologias analíticas utilizadas no controlo da qualidade dos seus vinhos, contribuindo para uma maior sustentabilidade do setor.
Este estudo acaba de ser publicado na revista científica Foods, e a métrica proposta será submetida brevemente à OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, com vista a tornar-se um standard internacional na avaliação do impacto ambiental.
Investigadores envolvidos:
Sofia Catarino, Jorge M. Ricardo-da-Silva, Vasiliki Thanasi, Ana Beatriz Lopes (ISA) Paulo Barros, Natalia Ribeiro (IVDP)
Veja o vídeo aqui