Robot Florestal
No âmbito da candidatura do Projeto de Beneficiação da Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho ao denominado "Proteção e Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias", financiado pelo Fundo Ambiental, o ISA adquiriu um robot florestal.
O projeto busca contribuir ativamente para os objetivos nacionais e europeus em conservação da natureza e biodiversidade, contemplando ações que visam proteger os valores naturais e conservar o ecossistema considerado uma relíquia da vegetação climática (zambujal) da região de Lisboa e que compõe a mais antiga reserva botânica natural do país.
Dadas as características declivosas e difíceis dessa parcela, verificou-se a necessidade de adquirir um equipamento telecomandado para limpeza e manutenção florestal que permitisse não só trabalhar nessas características orográficas, bem como aumentar a capacidade institucional de intervenção e implementação do Plano de Gestão Florestal do campus da Tapada da Ajuda.