You are here

MOSAIC é um Novo Projeto Financiado pela UE

Novo Projeto da UE Propõe-se a Construir Políticas Inovadoras para o Uso do Solo Sustentável na Europa
mosaic

MOSAIC é um novo projeto financiado pela UE que visa compreender a forma como o uso do solo é gerido na Europa e propor políticas para a sua utilização sustentável.

Vinte organizações de toda a Europa colaboram no projeto MOSAIC, com a duração de 4 anos e meio. Como parceiros do MOSAIC, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo estarão envolvidos na criação de um Laboratório de Políticas no Alentejo. Este laboratório permitirá numa abordagem colaborativa, criar e testar incentivos práticos, ferramentas de decisão e promover uma reflexão sobre o uso sustentável do solo. Esta iniciativa será desenvolvida em estreita colaboração com stakeholders públicos e privados, visando um entendimento abrangente e inclusivo das dinâmicas regionais.

A União Europeia estabeleceu objetivos ambiciosos para combater a crise climática e da biodiversidade. Com o objetivo de alcançar estes objetivos, desenvolveu o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e a Estratégia do Prado ao Prato, que visam o controlo da sobre-exploração e da gestão insustentável dos solos na Europa, com o objetivo de se adaptar e atenuar as crises climáticas.

No entanto, o caminho a seguir não é claro e os decisores políticos muitas vezes não sabem se as atuais políticas de ordenamento do território ou as que estão planeadas atingirão os seus objetivos em matéria de biodiversidade e alterações climáticas.

O projeto MOSAIC visa, em primeiro lugar, compreender como são atualmente tomadas as decisões relativas ao uso do solo e em que medida são incorporadas as questões relativas às alterações climáticas e à biodiversidade.

A equipa MOSAIC irá trabalhar com as populações e organizações locais em seis casos de estudo com o objetivo de criar Laboratórios de Políticas. Cada Laboratório irá desenvolver de forma colaborativa alternativas políticas concretas e, com recurso a modelação preditiva, explorar o impacto dessas políticas no território.

Cada laboratório de políticas MOSAIC tem como objetivo abordar desafios específicos a nível regional, nacional ou europeu. Os laboratórios de políticas MOSAIC estão localizados na Bélgica, Dinamarca, Hungria, Portugal, Suíça e a nível europeu.

Os contributos da investigação desenvolvida no âmbito do MOSAIC serão disponibilizados online através de uma série de ferramentas digitais, que apoiarão os decisores no desenvolvimento e aplicação de políticas inovadoras e eficazes em matéria de uso do solo.

Para saber mais, visite: www.mosaic-europe.eu

 

  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube