Water, Climate and Farming: Making Space for Stream Restoration in Portugal
fotogrupo

Investigadores do projeto MERLIN, especialistas europeus em restauro de rios e ribeiras, reuniram no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia.

Como medir o impacto dos projetos de restauro em ecossistemas fluviais e como obter o apoio dos decisores políticos e dos financiadores para alargar o âmbito do restauro à escala da  Europa, foi o centro da discussão.

Utilizando o conceito de soluções baseadas na natureza, o projeto MERLIN utiliza em simultâneo, na avaliação do impacto do restauro, indicadores ambientais, sociais e económicos. Desta forma, é possível monitorizar não só o efeito do restauro em fatores como a biodiversidade e as emissões de gases com efeito de estufa mas também o impato em parâmetros como a criação de “empregos verdes” e a mobilização do financiamento privado.

Durante a reunião do MERLIN o grupo visitou os casos de estudo de restauro localizados nas bacias hidrográficas do Sorraia e de Ervidel.

A Professora Teresa Ferreira, do Instituto Superior de Agronomia, coordenadora do projeto MERLIN em Portugal afirmou:

"Uma mudança transformativa em restauro significa partilhar experiências e sentimentos para melhorar a forma como vemos, usamos e protegemos a natureza. Significa compreender diferentes pontos de vista e interesses, potencialmente conflituosos, e ainda assim ser capaz de encontrar um terreno comum para algo melhor. Compreender diferentes perspetivas é uma ferramenta poderosa para a transformação, e precisamos dela para quebrar os nossos casulos de pensamento criando uma forte vontade de mudar.”

Saiba mais em: https://freshwaterblog.net/2023/10/06/water-climate-and-farming-making-space-for-stream-restoration-in-portugal/