JBA Considerado um "Museu Vivo"
jba museu vivo

Na edição de 2023 dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), cerimónia que se realizou no Museu do Ar em Sintra, no passado dia 26 de maio, as entidades e instituições que preservam a vida e a natureza viram as suas coleções e espaços distinguidos, pela primeira vez, pela APOM, enquanto Museu Vivos.

É uma honra dar a conhecer que o Jardim Botânico da Ajuda, pertencente ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa – o primeiro jardim botânico de Portugal – foi um dos espaços distinguidos com a Menção Especial atribuída pela APOM. É de referir que em Lisboa foram também distinguidos os outros dois Jardins Botânicos da Universidade de Lisboa: o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim Botânico Tropical.

A Universidade de Lisboa é a única instituição a nível mundial que possui três Jardins Botânicos, sendo desta forma detentora de um inestimável património paisagístico e botânico, que a serve como um valioso recurso científico. A salvaguarda e valorização deste património  tem como missão conhecer o passado e preparar o futuro.