Entrega de Livros a Instituições na Guiné-Bissau
Numa ação colaborativa desenvolvida entre a Biblioteca do ISA e o projeto GenoCash, foram entregues a várias Instituições na Guiné-Bissau, nomeadamente à Federação Camponesa KAFO na região Oio, e aos Serviços de Proteção Vegetal do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Guiné-Bissau, obras doadas pela Biblioteca do Instituto Superior de Agronomia.
O projeto GenoCash intitulado “Avaliação fenótipo-genótipo dos recursos genéticos do cajueiro como medida para a produção sustentável na Guiné-Bissau (África Ocidental)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob a coordenação da Doutora Filipa Monteiro, tem como objetivo melhorar a gestão dos recursos genéticos do cajueiro para a produção sustentável, realizando uma caracterização multidisciplinar de seleções locais de cajueiros cultivados na Guiné-Bissau, utilizando abordagens desde o trabalho de campo, a caracterização agromorfológica, análises de diversidade genética e genómica, e avaliação nutricional da castanha de caju, com o objetivo de fornecer ferramentas e conhecimentos para uma melhor aplicação desses recursos.
Prevê-se a continuação desta colaboração, que inclui a divulgação dos recursos bibliográficos online da BISA e a doação de obras e diverso material, através da cooperação com a Universidade Jean Piaget de Bissau, pelo nome do Exmo. Sr. Reitor Professor Doutor Aladje Baldé, entidade parceira do projeto GenoCash.
A participação ativa em redes de cooperação institucional e parcerias sociais é uma das vertentes da missão geral da Biblioteca do ISA que se encontra focada no apoio ao ensino e à investigação.