Auditório da Lagoa Branca, ISA
SCAPEFIREgeral

No dia 27 de fevereiro de 2023 teve lugar no auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia (ISA) a conferência de encerramento do projeto SCAPEFIRE.

Este Projeto de investigação foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT- PCIF/MOS/0046/2017) coordenado pelo ISA, na unidade de investigação Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), entre 2019 e 2023. Teve como objetivo propor um modelo de ordenamento da paisagem rural que contribua para a prevenção dos incêndios rurais, atendendo à sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem.

Foram divulgados os resultados nos seguintes domínios:

  • Modelo de Ordenamento do Território aplicado a diferentes escalas e casos de estudo;
  • Tipologias de Paisagem à escala nacional e susceptibilidade aos incêndios rurais
  • Potencial natural e económico das espécies arbóreas autóctones (sobreiro, outros carvalhos e castanheiro) no território nacional;
  • Custos de transformação do território e uma nova economia associada;
  • Financiamento à transformação e serviços dos ecossistemas;
  • Cocriação de soluções com a população local;
  • Ética da intervenção na paisagem e princípios orientadores;
  • Contributos para a reformulação de planos e políticas.

A coordenação do projeto é do LEAF do ISA (Universidade de Lisboa) [Selma Pena e Manuela Magalhães]; participaram na conferência e no projeto outros centros de investigação da Universidade de Lisboa (Faculdade de Arquitetura [Gorjão Jorge], Faculdade de Letras [Adriana Veríssimo Serrão] e Instituto Superior Técnico [Cristina Marta-Pedroso]) e de outras universidades nacionais (Universidade de Évora [Nuno Ribeiro], Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro [João Carvalho e José Laranjo], Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa [Rita Lopes]).

Para além da equipa do Projeto estiveram presentes, como oradores convidados, o Investigador Luís Mário Ribeiro, especialista em incêndios florestais da ADAI (Universidade de Coimbra) com a apresentação das simulações do comportamento do fogo resultantes da aplicação da metodologia proposta pelo SCAPEFIRE, a Doutora Luísa Schmidt, jornalista e investigadora do CES, em Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, o jornalista Daniel Deusdado, realizador de documentários na Farol de Ideias e o Eng. Silvicultor Paulo Pimenta de Castro, presidente da Acréscimo - Associação de Promoção ao Investimento Florestal.

Nesta conferência foi ainda feita a dedicação do projeto ao Professor Gonçalo Ribeiro Telles, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento, com a intervenção do Prof. António Brito, presidente do ISA, da doutora Luísa Schmidt e da professora Manuela Raposo Magalhães. Contou ainda com a presença do presidente do ICNF Eng. Nuno Banza.

Na conferência foi anunciada a publicação de um livro com os resultados do projecto bem como a atualização da plataforma de dados geográficos EPICWebGIS (http://epic-webgis-portugal.isa.ulisboa.pt/) com a cartografia produzida. Ambos com data a divulgar.