Comitiva da Guiné-Bissau Visita o ISA no Âmbito do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) recebeu, no dia 12 de janeiro, a visita de uma comitiva da Guiné-Bissau que integrou Ernesto Dabo, Flaviano Mindela, Isaiete Jabula e Melisiana Rodrigues, em representação de um “Grupo de Iniciativa” no quadro da Organização das Comemorações do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral.
A comitiva foi recebida pelo Vice-Presidente do ISA, Professor Luís Goulão, e pelos Professores Manuel Madeira e Manuel Correia, especialistas em agronomia tropical.
Amílcar Cabral formou-se em Agronomia, em 1951, pelo Instituto Superior de Agronomia. Esta formação e a sua atividade profissional como agrónomo de excelência contribuiu indelevelmente para a sua visão também como político e pedagogo.
A passagem deste histórico líder africano pelo ISA está fortemente documentada no vasto espólio do autor existente na Biblioteca do ISA (BISA). Durante a visita, o grupo visitou a BISA, tendo tido a oportunidade de consultar as obras existentes.
Do espólio do autor fazem parte, para além do Relatório final do curso (disponível aqui-http://hdl.handle.net/10400.5/14017), um conjunto de obras que poderão ser consultadas aqui (https://www.repository.utl.pt/browse?type=author&value=Cabral%2C+Am%C3%ADlcar+Lopes). As restantes obras de Amílcar Cabral estão disponíveis em suporte de papel, para consulta na BISA.
Perspetivou-se a organização conjunta de um Seminário Técnico-Científico, a ter lugar na Guiné-Bissau em 2024, inserido nas atividades das Comemorações do Centenário do Nascimento de Amílcar Cabral.