Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho Atribui "Prémio Distinção CNOIV 2022 – Enologia" a Trabalho de Investigação do Instituto Superior de Agronomia
A Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV) premiou a publicação “Effect of barrel-to-barrel variation on color and phenolic composition of a red wine” com a “Distinção CNOIV 2022”, atribuída ao melhor trabalho nacional de divulgação, experimentação ou investigação no domínio da Enologia, em suporte ao sector vitivinícola, da autoria de professores e investigadores do ISA, com a colaboração da Sogrape.
Os vencedores dos “Prémios CNOIV 2022” foram anunciados, no Fórum Anual Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, a 23 de novembro de 2022. Na categoria Enologia este foi o único trabalho premiado.
O estudo teve por objectivo principal avaliar o efeito da variação entre barricas na cor e composição fenólica de vinho tinto, considerando o efeito da tanoaria e o efeito individual da barrica. De facto, são frequentemente perceptíveis diferenças nas características sensoriais e analíticas do mesmo vinho, quando estagiado em barricas semelhantes, produzidas pela mesma tanoaria, com igual nível de queima, e a partir de madeira da mesma espécie botânica e origem geográfica. A investigação, de carácter pioneiro, baseou-se num ensaio experimental à escala industrial com a colaboração da empresa Sogrape, envolvendo um elevado número de barricas, e resultou na criação de conhecimento inovador sobre a variação entre tanoarias e entre barricas, relevante sob o ponto de vista académico e para a produção. Os resultados indicam que a influência (individual) da barrica se sobrepõe à influência da tanoaria. A avaliação quantitativa da variação entre barricas permitiu estabelecer o número de vasilhas a utilizar/estimar em função do coeficiente de variação (precisão) admitido/esperado. Os resultados da investigação poderão ser de grande utilidade na abordagem de medições envolvendo lotes de barricas, tanto na produção de vinho quanto em ensaios experimentais de I&D.
Este trabalho de investigação foi anteriormente premiado no encontro científico In Vino Analytica Scientia 2022, realizado em Neustadt, Alemanha.
Veja a sessão completa aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=OtDfoJOLk_8&ab_channel=winesofportugal
(a entrega dos prémios tem início às 3h35 de vídeo)