You are here

Aula de Campo na Mata Nacional da Machada

Monitorização, Conservação e Restauro da Vegetação
foto aula

No dia 11 de Novembro 2022 decorreu uma aula prática de campo sobre monitorização, conservação e restauro da vegetação na Mata Nacional da Machada. A iniciativa foi aberta à participação de alunas e alunos do Mestrado de Gestão e Conservação dos Recursos Naturais; Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais; Mestrado em Ciência de Dados em Agricultura, Alimentação, Floresta e Ambiente; Mestrado em Engenharia do Ambiente; Mestrado em Engenharia Agronómica, MEDfOR - Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo, da licenciatura de Arquitectura Paisajista, e do programa Erasmus.

As alunas e alunos identificaram a flora nativa e exótica, assim como os habitats presentes e estudaram in situ os efeitos das ações de restauro realizadas na última década.

A atividade foi orientada por Patricia Maria Rodríguez González (DRAT, CEF/ISA) e Pedro Arsénio (DRAT, LEAF/ISA), com a colaboração de Bartłomiej Surmacz (University of Agriculture in Krakow, Polónia); Inês Marques (CEF/ISA) e Arthur Cupertino (CEF/ISA) e o grupo foi recebido e acompanhado por Joana Gonçalves (Centro de Interpretação Ambiental, Câmara Municipal do Barreiro), no âmbito da disciplina do ISA “Gestão e Conservação da Vegetação e dos Sistemas Agroflorestais”, da responsabilidade do Prof. José Carlos Costa.