You are here

Ciência Viva no Laboratório! No LEAF e no CEF do ISA, ULisboa

Este programa acolhe vários jovens na sua iniciação em Ciência e decorre de Junho a Setembro no ISA.

O Centro de Investigação LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food) e o CEF (Centro de Estudos Florestais) do ISA, ULisboa recebem neste verão, entre os dias 12 de Junho e 3 de Setembro, vários jovens estagiários no programa Ciência Viva no Laboratório - Criar Futuro 2021.

Um programa que oferece uma experiência no Laboratório com diversas atividades escolhidas pelos jovens do 9º ao 12º ano que participam na edição de 2021 do Ciência Viva.

Nesta edição os Centros de Investigação do ISA oferecem um leque de atividades amplo, desde embalagens biodegradáveis para alimentos até às plantas florestais e alterações climáticas. Este estágios vão conjugar e estimular conhecimentos de agronomia, físico-química, química, qualidade e segurança alimentar, tecnologia, biologia, biologia molecular, indústria alimentar, física e robótica, onde os jovens serão desafiados a integrarem tarefas nas unidades de investigação do ISA.

Um dos objectivos destes estágios será “mostrar algumas das actividades de dois Centros de Investigação nas áreas mais ligadas à Terra e como os cientistas respeitam a Natureza, inspirando-se nela para melhorarem a nossa qualidade de vida, de uma forma sustentável” explica a Professora e Investigadora Isabel Sousa, coordenadora do LEAF. 
Os estagiários das actividades do CEF vão participar em tarefas de produção das plantas florestais, assim como na avaliação do crescimento e do stress hídrico das plantas e também em actividades de observação de aves com binóculos. 

O programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias visa aproximar os jovens da Ciência e da realidade da investigação científica através da realização de estágios em unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, promovendo o contacto entre as instituições de investigação científica e os jovens do ensino secundário e do 9º ano do ensino básico.
 

O programa destes estágios conta com as seguintes actividades no LEAF:

E com as seguintes atividades no CEF:


Para além dos estágios estes jovens poderão desfrutar da experiência única de investigar no Campus do ISA, a Tapada da Ajuda, um Parque Botânico com cerca de 100 ha na cidade de Lisboa, aberto ao público e do qual todos os anos estudantes, investigadores e docentes usufruem no decurso dos seus estudos e trabalhos.
 

"É com o maior entusiasmo que o LEAF se associa a esta importante iniciativa Ciência Viva, é importante mostrar aos jovens o maior bem que temos e como devemos respeitá-lo e dele tirar inspiração. A Tapada e o ISA são o local privilegiado para este encontro dos jovens com a Natureza, guiados por investigadores experientes e dedicados."

Professora e Investigadora Isabel Sousa, coordenadora do LEAF
 

"Os estágios Ciência Viva têm sido uma forma de dar a conhecer aos estudantes do ensino básico e do ensino secundário as áreas de trabalho do CEF - Centro de Estudos Florestais, contribuindo para a definição do seu percurso académico numa fase crucial da sua vida."

Professor José Miguel Pereira, Coordenador do CEF
 

Contactos: LEAF  &  CEF

Mais informações em https://www.cienciaviva.pt