TUT apresenta filme "Godot somos nós" realizado por Pedro Sena Nunes
imagem da rodagem do filme "Godot Somos Nós" © direitos reservados
O TUT - Teatro Académico da ULisboa apresenta o seu novo filme "Godot somos nós" realizado por Pedro Sena Nunes, uma reinvenção da peça “À Espera de Godot” de Samuel Beckett com direcção artística de Júlio Martin Fonseca. O filme foi rodado em Abril de 2021 na Tapada da Ajuda, o Campus do ISA e é agora exibido no Festival Rencontres du Jeune Théâtre Européen Grenoble, no dia 4 de Julho de 2021 pelas 13h00 (Pt). Poderá assistir online através do canal de Youtube, neste link.
O TUT é actualmente dirigido por Júlio Martín da Fonseca e conta no seu elenco de participações com docentes (Nuno Cortez) e estudantes do Instituto Superior de Agronomia, ULisboa, entre diversos membros da comunidade académica da Universidade de Lisboa.
“Godot somos nós” por Júlio Martin Fonseca
O TUT - Teatro Académico da Universidade de Lisboa, é uma aventura artística que celebra no próximo ano 40 anos de existência. Começámos o nosso percurso em 1982 com a dramatização do poema “À espera dos bárbaros” de Kaváfis. E agora, neste tempo de crises sanitárias, ambientais e outras, decidimos revisitar livremente o texto teatral que por excelência simboliza a “espera”: “En attendant Godot” de Samuel Beckett. Após um ano de actividades e filmagens por Zoom foi possível neste momento filmar com um pequeno grupo no exterior. Em vez da desolação do cenário original da peça de Beckett, que em tempos de pandemia nos remete para a aridez dos apartamentos fechados e das ruas desertas, optámos por mergulhar na vegetação da natureza. Em vez de apenas um Didi e um Gogo, decidimos criar duas duplas, que poderiam ser muitas mais, pois eles estabelecem um diálogo que é de todos os tempos, todos os lugares e que poderia ser de todos nós. Contudo, a nossa visão não é a de uma espera cristalizada e enclausurada num universo fechado ou em permanente loop.
Quisemos reinventar a “espera” tornando-a caleidoscópica, activa, criativa e aberta à surpresa. Na nossa versão, “Godot” somos nós.
"Godot somos nós" Sinopse por Pedro Sena Nunes (Realizador)
Um objecto experimental a partir de "À Espera de Godot" de Samuel Beckett. Uma provocação bem-intencionada aos elementos constituintes da peça - uma desconstrução expressionista e impossível ao minimalismo que a caracteriza - procurando-lhe reverberações inusitadas e desafiantes. Uma criação cine-teatral através de um mergulho nos mistérios do absurdo.
Ficha técnica:
Adaptação: TUT - Teatro Académico da ULisboa
Direcção Artística: Júlio Martín da Fonseca
Interpretação: Nuno Cortez (ISA), Manuel Vieira, António Marrachinho, Carlos Vilas
Participação: Leonor Vasco, João Nabais, Luís Miranda, Manuela Martins, Mário Brito
Música: Helena Reis
Imagem: Nuno Madeira
Montagem: João Dias
Realização: Pedro Sena Nunes
Produção: TUT - Teatro Académico da ULisboa, CRÉARC
Apoio à Produção: VOARTE
A rodagem deste filme foi feita num único dia, 18 de Abril de 2021, no espaço da Tapada da Ajuda, Campus do ISA, ULisboa.
Aceda aqui ao link para assistir online ao evento de apresentação deste filme no Festival 33emes Rencontres du Jeune Théâtre Européen Grenoble, no dia 4 Julho 2021 às 13h00 (Pt), no Youtube: https://bit.ly/2UCksgt