Professora Anabela Raymundo e Investigadora Sónia Oliveira em entrevista para a euronews.

A Professora Anabela Raymundo e a Investigadora Sónia Oliveira estiveram em entrevista para o canal euronews. para falar das microalgas e novos produtos alimentares desenvolvidos no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

A euronews. falou com as cientistas portuguesas do ISA, ULisboa, que desenvolvem investigação em produtos alimentares que integram microalgas e nas formas de favorecer o consumo destas.

  • As microalgas podem ser ingeridas como suplemento nutricional em comprimidos, por exemplo, ou em pó, misturadas com outros ingredientes. Qual é a percepção dos consumidores em relação a este tipo de produto?

    "Nós sabemos exatamente aquilo que são as tendências de consumo e tentamos que os nossos desenvolvimentos tenham características que sejam produtos que vão diretamente ao encontro daquilo que são as tendências atuais do consumidor. Desde logo a sustentabilidade. Rótulos simples produtos que têm por trás uma história que também é o caso de produtos que têm benefícios diretos na saúde no bem estar", disse à euronews Anabela Raymundo, investigadora do Centro de Investigação LEAF (Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food), do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa.

    Para Anabela Raymundo, os consumidores mais jovens podem estar mais disponíveis para aderir a novos sabores e texturas. "Muitas vezes para envolver o consumidor é até mais fácil envolver as crianças" frisou a investigadora portuguesa.

    Os investigadores esperam que aos poucos os consumidores integrem novos sabores na alimentação.

    "Penso que o consumidor comum ainda não tem o grande gosto pelas algas. É um produto que não costumamos ter na nossa rotina diária. É um gosto que se adquire e temos de praticar. Penso que se o consumidor experimentar vai gostar", sublinhou Sónia Oliveira, estudante de doutoramento da Universidade de Lisboa e investigadora do LEAF. Euro News



Assista aqui ao vídeo "Novos produtos à base de microalgas à conquista do mercado"


 

Assista aqui ao vídeo "Empresa portuguesa e investigadores apostam no potencial das microalgas"


 

 


Notícias relacionadas: