You are here

Novo projeto para valorização e defesa da floresta portuguesa tem o CEF, ISA como parceiro

O novo projeto para valorização e defesa da floresta portuguesa foi lançado em Março.

Novo projeto para valorização e defesa da floresta portuguesa lançado a 26 de Março de 2021 e pretende dar a conhecer novas tecnologias e criar serviços nas áreas da gestão integrada da floresta e do fogo.

O projeto rePLANT (www.replant.pt) — Implantação de estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo — nasce da união de 20 entidades, desde empresas a universidades e centros de investigação, para estudar a floresta e a sua valorização. Este é um projeto de interesse nacional com mais de 70 investigadores e técnicos especializados que vai trazer novas tecnologias para desenvolver a floresta portuguesa e torná-la mais segura!

O CEF - Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, é um dos seus parceiros e irá, em conjuntos com as restantes 19 entidades, desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de forma a que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, as comunidades e o país. A valorização das florestas nacionais é um dos principais objetivos do rePLANt, que, através de um esforço colaborativo irá contribuir para uma gestão integrada das florestas e do fogo.

Com um período de atuação de 3 anos, é um projeto com um orçamento de 5,6 milhões de euros, sendo apoiado em 3,3 milhões de euros pelo Compete/Portugal 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Inovação (POCI) e o Programa Operacional Lisboa 2020.
 


 


O Projecto rePLANT na imprensa: