You are here

Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2019 distingue Teresa Andresen

Prémio entregue a Teresa Andresen, na cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 10 de Janeiro 2020

fotografia © Carlos Silva | Câmara Municipal de Lisboa

Teresa Andresen foi a primeira laureada com o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem, prémio que foi entregue no dia 10 de Janeiro 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian e que se trata de uma iniciativa conjunta do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, no qual Teresa Andresen se licenciou e foi professora, da Causa Real, da Ordem dos Engenheiros e da APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, da qual a premiada foi presidente. 

A cerimónia de entrega deste prémio contou com a presença da Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota; do Reitor da Universidade de Lisboa, António Manuel da Cruz Serra; do advogado Sá Fernandes, do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, tendo sido encerrada pela notável intervenção do Exmo. Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

A distinção, criada em 2019, terá uma periodicidade anual e homenageia o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, de 97 anos, que integra o Conselho Monárquico da Causa Real, uma das entidades promotoras.