You are here

Aluna do ISA, Catarina Chemetova, vence Global Food Venture Programme 2019 da EIT Food Academy

Catarina Chemetova foi premiada com o 1º lugar pelo seu “Pitch de Ideia de Startup" com o seu projeto FiberGlob.

Catarina Chemetova, aluna de Doutoramento em Engenharia do Ambiente do ISA, foi a grande vencedora do Global Food Venture Programme 2019 promovido pela EIT Food Academy da EIT Food Europe, a principal iniciativa de inovação alimentar da Europa, que tem como objetivo tornar o sistema alimentar mais sustentável, saudável e confiável.

A edição de 2019 do Global Food Venture Programme, destinado a alunos de doutoramento de toda a Europa, iniciou-se com uma Summer School em Madrid, seguida de um Pre-Incubation Bootcamp em Lausana (Suiça), um International Boot Camp em Silicon Valley (EUA), culminando na grande final “Global Food Venture Final Pitch Event” que decorreu em Lisboa no dia 12 de Novembro de 2019.

Catarina Chemetova foi premiada com o 1º lugar pelo seu “Pitch de Ideia de Startup”: FiberGlob
Veja o vídeo com o testemunho da aluna Catarina Chemetova, neste link: https://bit.ly/37Ip1I3

O reconhecimento da FiberGlob como ideia inovadora no sector alimentar vai para além do prémio; é o início de uma nova etapa da transferência da tecnologia e conhecimento validado ao longo do doutoramento, aplicada ao mercado - aberto e apto - a absorver startups académicas e emergentes. Para os curiosos (como eu) sobre o mundo do empreendedorismo, a EITFood abrirá na Primavera/20 nova call. Fiquem atentos!
                                               Catarina Chemetova

Esta ideia de Startup surgiu no âmbito do seu doutoramento em Engenharia do Ambiente, relacionado com a valorização de resíduos/biomassa na produção de produtos inovadores para a horticultura, com o objetivo de produzir alimentos saudáveis e de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar resíduos/biomassa na cadeia de valor agroalimentar, numa óptica de economia circular.

O doutoramento da Catarina Chemetova tem uma orientação conjunta de dois Centros de Investigação do ISA - LEAF (Professor Henrique Ribeiro) e CEF (Doutor Jorge Gominho e Professor António Fabião) – e é financiado por uma bolsa de doutoramento da Caixa Geral de Depósitos/ISA.