A equipa de investigadores do ISA esteve no PNG, em maio de 2019, no âmbito do projeto GorongosaCafé.

O Programa de Cooperação entre a ULisboa e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Moçambique, foi estabelecido em 2017, por solicitação do PNG e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo por base a longa experiência da equipa da ULisboa no terreno (mais de 10 anos). 

Este Programa envolve duas Escolas da ULisboa: o Instituto Superior de Agronomia (ISA, instituição coordenadora) e Faculdade de Ciências (FC), assentando em duas componentes interligadas:

  1. Mestrado em Biologia de Conservação (1ª edição em 2018, bienal), ao abrigo de um consórcio entre o PNG, a Universidade do Lúrio, a Universidade do Zambeze, o Instituto Superior Politécnico de Manica e a ULisboa, com envolvimento da equipa portuguesa desde a conceção do modelo, capacitação laboratorial, ligação às instituições locais, desenho, até à implementação, incluindo uma forte componente de docência e as participações na comissão de gestão e conselho científico.
  2. Desenvolvimento e implementação do Projeto “Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa em Sistema Agroflorestal Integrado no Contexto da Desflorestação, Alterações Climáticas e Segurança Alimentar (GorongosaCafé) (2018-2022). Este projeto trilateral entre Portugal (ISA/ULisboa), Brasil (Universidade Federal do Espírito Santo) e Moçambique (PNG) é financiado pelas Cooperações Portuguesa (Camões, I.P.) e Brasileira (Agência de Cooperação Brasileira).

No âmbito do projeto GorongosaCafé, uma parte da equipa de investigadores do ISA (Ana D. Rodrigues, Ana Ribeiro e José C. Ramalho), deslocou-se ao PNG no presente mês (maio de 2019) para dar continuidade aos trabalhos exploratórios (2017, no final do período de conflito armado), e das atividades do projeto (iniciadas em 2018), no sentido de efetuar avaliações de campo, fazer o acompanhamento de estudantes, otimizar os procedimentos de gestão cultural, etc. 

Nesta visita, a equipa do ISA/ULisboa formalizou a entrega de um sistema portátil de análise de trocas gasosas foliares LI-6400, ao Administrador do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), Dr. Pedro Muagura. Tal só foi possível pela doação do equipamento, no valor de cerca de 50000 euros, pela empresa fabricante (Li-Cor, Lincoln, Nebraska, EUA), e intermediação decisiva das firmas ARALAB/Concessus (Portugal). Tal equipamento dará um importante contributo para a avaliação da performance eco-fisiológica das plantas de café ao longo de todo o ciclo produtivo, no sentido de ajudar a maximizar a capacidade produtiva das mesmas. 

Dadas as potencialidades do equipamento, será ainda utilizado no contexto de aulas do Mestrado em Biologia de Conservação, lecionado no PNG.

Este projeto, entre muitos outros, demonstra a capacidade instalada e experiência acumulada do ISA na área da cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente com os países africanos de expressão oficial portuguesa.

Atualmente esta cadeia de valor está integrada na linha temática de investigação “Tropical TROPIC @ LEAF”, vetor científico que visa capitalizar a experiência multi-década do ISA em pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e capacitação nos países africanos de língua portuguesa. 

Há 23 Membros Integrados do LEAF a trabalhar na área tropical, a qual emergiu como uma área temática transversal, compreendendo investigação fundamental e aplicada, fomentando projetos em todos os grupos do LEAF que estão envolvidos em questões tropicais.

Os resultados da investigação apoiarão a Plataforma SKANe o CDAIS-Capacity Development for Agriculture Innovation Systems, no sentido de aumentar o conhecimento e a transferência de tecnologia entre a Europa e a África, mas também para a América Latina.

Nos próximos anos, a TROPIC reforçará a colaboração internacional, no sentido de obter vantagem da reputação de liderança nacional do ISA no reconhecimento de um centro internacional de especialização em agricultura tropical e recursos naturais, produção de alimentos e controle de pragas em condições de campo e armazenamento, avaliação de cadeias de valor e desenho estratégico. O TROPIC terá como objetivo fortalecer as conexões com universidades e institutos de investigação, mas também com agências governamentais e órgãos públicos, empresas e ONGs, a fim de proporcionar impacto social e promover o desenvolvimento sustentável em regiões tropicais.

As imagens da visita da equipa do ISA encontram-se disponíveis aqui: https://photos.app.goo.gl/bVG8PfbTEkeLZamW7