Um prémio e uma menção honrosa para projectos do ISA nesta edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade.

No passado dia 8 de maio decorreu na Estufa Real, no Jardim Botânico da Ajuda (ISA – Universidade de Lisboa) em Lisboa, a cerimónia de entrega dos Prémios Floresta e Sustentabilidade 2018/2019.

O projecto “Alvares, um caso de resiliência ao fogo” liderado pelo CEF - Centro de Estudos Florestais ganhou o prémio Floresta e Sustentabilidade na categoria “Inovação e Ciência”. Trata-se de um projecto de reabilitação da área afectada pelo fogo em 2017 em Alvares.
Veja no vídeo o testemunho do vencedor, José Miguel Pereira, responsável pelo projecto.
Pode ainda ler esta notícia no Jornal Observador.


Um outro projecto liderado por António Correia, doutorando no ISA, recebeu ainda uma Menção Honrosa na mesma categoria, arrecadando assim o ISA os prémios desta categoria, das quatro com projectos a concurso.
Veja aqui o video com o testemunho acerca do projecto de doutoramento: “Investigação sobre o efeito das alterações climáticas em espécies florestais” por António Correia:

 

O Prémio Floresta e Sustentabilidade tem periodicidade bienal e o seu objetivo é reconhecer e distinguir projetos sustentáveis e inovadores na área dos recursos florestais. Este prémio foi, pela segunda vez, promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, contando com o apoio técnico da PwC e com o Patrocínio do Ministério da Agricultura.
O evento que decorreu no dia 8 de Maio, na Estufa Real (Jardim Botânico da Ajuda, ISA – Universidade de Lisboa), contou assim com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, com Sadanandan Nambiar, Hon. Fellow, CSIRO Forest Ecosystem Science Group, Ana Cláudia Coelho, responsável pela Área de Serviços de Sustentabilidade, PwC, e do Presidente da CELPA, Diogo da Silveira.