António Maçanita foi reconhecido com o Prémio "Enólogo do Ano 2018"

imagem: António Maçanita na recepção do Prémio "Enólogo do Ano 2018"

Anualmente a Revista de Vinhos atribui um conjunto de prémios, considerados os  “óscares do vinho”.
Este ano, a excelência do trabalho que o antigo Aluno do ISA, Engº Alimentar António Maçanita, tem vindo a desenvolver, foi reconhecido com o Prémio "Enólogo do Ano 2018", o que muito nos honra. O Instituto Superior de Agronomia foi ainda um dos quatro nomeados na categoria de “Inovação / Investigação” (Azores Wine Company, Corticeira Amorim, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Prémio recebido pela Corticeira Amorim. A Cerimónia de Entrega de Prémios (22ª edição) decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 1 de Fevereiro. 

Em 20 de novembro de 2017, aquando da Sessão Solene de Encerramento das Comemorações do Centenário do Edifício Principal do ISA, tivemos oportunidade de ouvir o Engº António Maçanita falar da sua experiência como empreendedor e enólogo e testemunhar a sua energia, capacidade de inovação e espírito pioneiro, pelo que é reconhecido como o Homem que pensa sempre no futuro.

O seu empreendedorismo começou pela incubação da "Fita Preta Vinhos" na INOVISA, em 2004, em colaboração com a sua irmã. Nesta empresa produziu vários vinhos premiados, o mesmo acontecendo a outros vinhos que acompanhava como enólogo. (http://www.antoniomacanita.com/)
Em 2011 é desafiado pela irmã para um projeto conjunto, numa vinha recém adquirida, no Douro - fazerem vinhos "à Maçanita".
Como consultor conseguiu valorizar as castas autóctones da ilha do Pico, nos Açores, pouco valorizadas e conhecidas, transformando e valorizando o setor duma forma extraordinária.

Cá ficamos na expetativa dos seus projetos futuros, seguramente bem sucedidos e marcantes.
Parabéns Engº António Maçanita!