You are here

Docente do ISA na Cité du Vin

Evento teve lugar em Bordéus, no âmbito da exposição temporária "Douro, l’air de la terre au bord des eaux"

O Prof. Antero Martins, Professor Jubilado do ISA e Presidente da PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, participou no dia 9 de outubro, numa mesa redonda que decorreu na Cité du Vin, em Bordéus, no âmbito da exposição temporária "Douro, l’air de la terre au bord des eaux", que decorre entre 5 de outubro de 2018 e 6 de janeiro de 2019.

A PORVID é uma associação público-privada sem fins lucrativos, que reúne actores públicos e privados da fileira vitivinícola nacional (e da qual o ISA é membro fundador), criada com o objectivo de travar a erosão genética e valorizar a variabilidade ainda existente na videira.

Reconhecendo a importância deste trabalho, o Estado Português celebrou em 2010 um protocolo com a PORVID para a constituição de um Pólo de Conservação da Diversidade da Videira em Pegões, para a recuperação da diversidade da videira que se traduz actualmente em mais de 30 000 genótipos, de cerca de 200 castas, conservados e em condições de ser estudados nos próximos anos, para determinar o valor económico da sua selecção.

Como resultado do trabalho desenvolvido, a PORVID disponibilizou um guia dos clones de videira de castas autorizadas para plantio em Portugal, disponíveis aqui.

A PORVID está também envolvida no projeto 38  - Castas de Uva desconhecidas para Novos Vinhos -  candidato ao Orçamento Participativo de Portugal, cuja importância cientifica, económica e social é inquestionável, o que muito honra o ISA.

  • RSS
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube