Castas de uva desconhecidas para novos vinhos
E se Portugal descobrisse 50 novas castas de videira únicas no Mundo?
Vote no Projeto 38!
O ISA, através da PORVID e do Prof. Antero Martins, está envolvido no projeto 38 - Castas de Uva desconhecidas para Novos Vinhos - candidato ao Orçamento Participativo de Portugal (https://opp.gov.pt), cuja votação decorre até 30 de setembro e que queremos fazer ganhar para poder prosseguir!
Ajude-nos a conseguir, votando da seguinte forma e desafiando todos os seus contactos a fazê-lo:
NO SITE DO OPP: https://opp.gov.pt/proj/38?page=3&ordering=random_order
POR SMS: Envie mensagem para o nº 3838, com o texto OPP <espaço> <Nº DO PROJETO (38)> <espaço> <NÚMERO DE BI OU CARTÃO DE CIDADÃO (incluindo dígitos de controlo>
Qual a importância deste projecto?
Científica: Os Investigadores podem confirmar aquilo que já intuem pela experiência: que há castas que têm andado confundidas com outras geneticamente aparentadas e morfologicamente muito próximas e que, enquanto não identificadas, estarão sob altíssimo risco de extinção.
Económica: O setor vitivinícola em Portugal representa cerca de 100 000 famílias, 60 000 viticultores, 12 000 trabalhadores em 880 empresas na produção de vinho e 1 500 empresas dedicadas em exclusivo ao comércio de vinhos. A área de vinha em Portugal Continental e Ilhas ocupa cerca de 190 000 hectares e o balanço comercial gerado pelas vendas de vinhos ultrapassa 617 milhões de euros, com o aumento recente das exportações a testemunhar o grande reconhecimento mundial da sua qualidade.
Para Portugal: É a multiplicidade de castas nas vinhas portuguesas que confere distinção aos vinhos portugueses, que podem trazer novos aromas e sabores para novos vinhos, podem ajudar na adaptação às alterações climáticas, podem ser fonte de substâncias importantes para farmacêutica, cosmética ou nutrição…
Portugal é o país da União Europeia que apresenta o maior número de castas de uva autóctones quando comparado à área do seu território: mais de 300 já identificadas!