Comemorações do Centenário da Inauguração do Edifício Principal do ISA
Das iniciativas integradas nestas comemorações, que pretenderam recordar e honrar os que, no passado, construíram o caminho que nos permite estar hoje aqui, no ISA e na Tapada, há dois resultados palpáveis que convidamos toda a comunidade académica a conhecer: o livro "100 anos em fotografias" e a Exposição disposta nos corredores do claustro do Edifício Principal.
Um outro desígnio destas Comemoração era projetar o ISA no futuro e para tal contamos com a participação de quatro Alumni empreendedores na Sessão de Encerramento que decorreu no passado dia 20 de novembro e que foi um dos pontos altos da mesma: inspiradores, joviais e emotivos.
Caso não tenha tido oportunidade de estar presente poderá ver as fotografias da mesma aqui e visionar a gravação da Sessão, brevemente disponível.
Deixamos, também, a mensagem da Presidente do ISA no prefácio do livro "100 anos em fotografias":
O tempo é, de facto, um grande escultor e permite-nos compreender a enorme quantidade de variáveis e de relações entre elas que confluíram para que o dia de hoje fosse o que é, como é e como poderá ser.
Tive o privilégio de que o Centenário do Edifício Principal, um marco na história do ISA, se comemore durante o meu mandato como presidente, permitindo-me sentir que, de alguma forma, posso ter sido um resultado parcelar desse tempo anterior.
Permite-me, também, compreender a dimensão da reflexão de Isaac Newton de que "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes". No caso do ISA, quantos gigantes nestes 100 anos!
Assim, o Conselho de Gestão e a Comissão para as Comemorações do Centenário do Edifício Principal decidiram que as mesmas se deviam centrar na sensibilização de toda a comunidade académica, e da restante Universidade de Lisboa, para a relevância do caminho construído por estes gigantes e de como o mesmo nos projeta no futuro.
Este livro pretende ser uma forma de honrarmos a sua memória, dando a conhecer alguns registos fotográficos não muito divulgados, mesmo sabendo que não será possível, por diversas razões, refletir todos os contributos e a colaboração de todos, mas esperando que daqui a 100 anos possam sentir-se igualmente honrados do caminho que lhes deixamos.
A Presidente do Instituto Superior de Agronomia
Amarílis de Varennes