Considerada "raridade clássica" por ter distribuição reduzida, estar especializada num habitat e população ser pequena
Alfazema-do-mar - Foto: Pedro Arsénio (ISA/ULisboa)

Trata-se de uma espécie do género Limonium, grupo de plantas conhecidas como alfazema-do-mar, cujas populações só existem na costa portuguesa, entre Cascais e a Nazaré. Esta chamada de atenção foi feita por investigadores do Instituto Superior de Agronomia, entre os quais Ana Caperta, do Centro de Botânica Aplicada à Agricultura.

Sobre este estudo foi publicado um artigo na Revista "AoB Plants", em junho de 2014, no qual os investigadores consideram que a Limonium multiflorum pode ser classificada como uma “raridade clássica".

Efetivamente, o exemplar em análise tem os 3 níveis de características mais limitados, usados habitualmente como critério: ter uma distribuição reduzida, estar especializado num habitat e ter uma população pequena, o que se verifica no caso em questão.

Na verdade, o objetivo dos investigadores, em parceria com técnicos do Parque Natural Sintra-Cascais e da empresa municipal de Cascais Ambiente, era, inicialmente, conhecer as espécies do género Limonum da costa portuguesa, de maneira a distinguir diferenças entre grupos e clarificar taxonomicamente as espécies. O estudo foi, no entanto, mais longe, tendo a equipa tido oportunidade de avaliar as variáveis ambientais favoráveis à presença da espécie, bem como as principais ameaças, o que levou à conclusão referida.

Para saber mais sobre este assunto, veja também a notícia patente aqui