"Poderei comer plantas da minha horta?" foi o trabalho realizado pela Esc. Sec. de Miraflores com a participação do ISA

Os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Miraflores com os seus professores da disciplina de Biologia prepararam um projeto para concorrer ao “Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola”, edição ano lectivo de 2013/2014, em colaboração com bolseiras e estudantes de doutoramento do ISA (Joana Sales, Filipa Pinto e Inês Moreira) e com a orientação dos professores do ISA, Miguel Mourato e Luisa Louro.

O projeto com o nome “Poderei comer plantas da minha horta?”, foi selecionado pela Fundação Ilídio Pinho para financiamento, o que permitiu o desenvolvimento do projeto a apresentar a concurso, na área da valorização das potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos (http://www.fundacaoip.pt/pt/actividades/premios/).

O desenvolvimento do projeto decorreu até ao final do ano lectivo 2013/2014, na Escola Secundária de Miraflores e no Horto de Química Agrícola do ISA, e consistiu no estudo da possibilidade de reduzir a contaminação de vegetais utilizados na alimentação, quando são cultivados em meios contaminados com elementos tóxicos, pela adição de diferentes tipos de resíduos ao solo. Foram produzidas plantas de manjericão em meios contaminados com cadmio, um metal tóxico. A uma parte desses meios contaminados foram adicionadas estilhas e borras de café. As plantas obtidas em todas estas condições foram analisadas, para determinar as quantidades de cadmio das plantas, e foi possível verificar que estes materiais adicionados aos meios contaminados permitem reduzir a quantidade de cadmio acumulado nas plantas.

Apesar de não ter conseguido ganhar o premio, este projeto permitiu aos alunos da escola secundária:

  • saber que as plantas podem absorver contaminantes existentes nos meios em que se desenvolvem;
  • ter consciência que a existência de hortas em meios contaminados com elementos tóxicos pode ser prejudicial a saúde dos consumidores;
  • verificar que é possível reduzir a acumulação de elementos tóxicos nas plantas através da aplicação de matéria orgânica aos meios contaminados,
  • aumentar a sensibilidade dos alunos para as questões ambientais e da alimentação.

Veja aqui o vídeo preparado para o concurso