Representado pelo Prof. Antero Martins, Docente Jubilado do ISA
foto

O Instituto Superior de Agronomia tem presidido (representado pelo Professor Antero Martins, Docente Jubilado do ISA), desde a sua constituição, em 2009, à PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, cuja missão é salvaguardar a variabilidade genética das videiras nativas portuguesas, gerindo a sua conservação num pólo experimental dedicado e convertendo-a em valor para a fileira da vinha e do vinho.

Esta associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada por empresas, associações técnicas, universidades, municípios e estruturas do Ministério da Agricultura é única no panorama vitivinícola português, pela relevância dos seus objetivos, pela combinação da multidisciplinaridade da sua composição e abrangência geográfica.

Em 2010, mediante protocolo com o Ministério da Agricultura, foi-lhe cedida a gestão, por um período de 50 anos, de uma área agrícola com 140ha, em Pegões, para nela ser instalado o Pólo Experimental Central para a Conservação da Variabilidade Genética das Videiras Autóctones. Trata-se de uma estrutura única no mundo, pelos objectivos e métodos que a enformam, destinada a conservar e valorizar a variabilidade das variedades portuguesas antigas de videira (Vitis vinifera), a qual constitui uma fracção significativa do património genético mundial da espécie.

Está planeado conservar entre 50 a 500 clones de cada uma das mais de 250 castas ancestrais com origem no território nacional, os quais ocuparão uma área de cerca de 80-100 hectares. Os primeiros 8 hectares começaram a ser plantados em 2012.

Este projeto inovador à escala mundial, tem, e terá, enorme impacto económico actual e na conservação da biodiversidade para as gerações vindouras, sendo reconhecido por inúmeros especialistas, de Portugal e do estrangeiro, que recorrentemente visitam o pólo experimental, com vista a apreender e comunicar sobre o que ali é feito.

Mais informações em: