ISA Contribui para Exportar Plantas Aromáticas
A Teciplante - Viveiros de Plantas Lda., iniciou este mês a exportação para França de plantas aromáticas envasadas produzida em modo de produção biológico, cujo processo produtivo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Superior de Agronomia.
Em 2011, a Teciplante e o ISA (UI Química Ambiental) estabeleceram uma parceria, destinada a converter a área de produção de aromáticas e medicinais da empresa, do modo de produção convencional para o modo de produção biológico (MPB).
Assegurado o financiamento através do programa ProDeR1, a equipa do ISA, liderada pelo Professor Henrique Ribeiro e com a participação dos Professores Ernesto Vasconcelos e Fernanda Cabral e os alunos de Mestrado Sara Beozzi (Mestrado em Engenharia do Ambiente) e Carlos Matos (Mestrado em Engenharia Agronómica), tem focado a sua intervenção nas áreas dos substratos de cultivo e da fertilização orgânica, enquanto os Engenheiros Ricardo Silvestre e Hugo Pereira da Teciplante têm a seu cargo as áreas da propagação, proteção das plantas e rega.
Na primeira fase do projeto foi possível otimizar o processo produtivo em MPB e a Teciplante já produz e comercializa, no mercado nacional e a partir deste mês no mercado internacional, plantas aromáticas e medicinais envasadas certificadas neste modo de produção.
Na segunda fase da parceria pretende-se obter um novo produto com um conjunto de características que, em termos de sustentabilidade e benefícios ambientais, vá para além das exigências do Modo de Produção Biológico, o que será uma vantagem competitiva relativamente aos produtos atualmente existentes no mercado. Assim, os aspetos relacionados com os substratos sem turfa (que cumpram as especificações necessárias para a obtenção do "Rótulo Ecológico Europeu"), a biodegradabilidade dos vasos utilizados e a sustentabilidade dos materiais utilizados na comercialização e promoção do produto, serão os principais aspetos a investigar nesta nova fase do projeto.
1 O ProDeR é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER.