O Mistério da Pseudojoaninha na Pintura de Gregório Lopes (c. 1490‑1550) Prof.ª Doutora Sónia Talhé Azambuja

Data: 25 Outubro 2021  ::  18h00
Local: Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, Tapada da Ajuda, Lisboa
Palestra presencial com transmissão on-line via ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81525018046

 

O Mistério da Pseudojoaninha na Pintura de Gregório Lopes (c. 1490‑1550)

Prof.ª Doutora Sónia Talhé Azambuja

Prof.ª Convidada de Arquitetura Paisagista do ISA e Investigadora do CEABN-InBio/ISA
 

Venha descobrir o mistério de uma provável assinatura de Gregório Lopes (c. 1490-1550), um dos mais notáveis pintores portugueses do Renascimento, que assinava muitas das suas obras com uma pseudojoaninha, que erradamente foi identificada com uma joaninha. Nesta palestra a Prof.ª Sónia Talhé Azambuja desvendará este mistério que tem intrigado os Historiadores da Arte, com base na investigação do seu recente livro Plantas, Animais e Paisagem. Da Iconografia à Iconologia na Pintura dos Séculos XV e XVI em Portugal (Lisboa: Scribe, 2021), que pode ser adquirido na livraria do ISA. 
 

Nota Biográfica da Palestrante: Sónia Talhé Azambuja é Prof.ª Aux. Convidada de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa (2008-atual.) e da FCT/UAlg (2003-atual.). Arquiteta Paisagista pelo ISA (2000), Mestre (2006) e Doutora em Arte, Património e Restauro pela FL/ULisboa (2015). Investigadora do CEABN-InBio/ISA/ULisboa e colaboradora do ARTIS-Instituto de História da Arte da FL/ULisboa. Presidente da Associação dos Amigos Jardim Botânico da Ajuda- AAJBA, coordena as obras de conservação e restauro do JBA desde 2010. Autora dos livros A Linguagem Simbólica da Natureza (Lisboa: Scribe, 2017) e Plantas, Animais e Paisagem (Lisboa: Scribe, 2021) . www.soniaazambuja.com

As Palestras de História da Arte são organizadas anualmente no âmbito da unidade curricular de História da Arte Geral do 1.º Ciclo do Curso de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa, com docência da Prof.ª Doutora Sónia Talhé Azambuja e coordenação da Prof.ª Doutora Cristina Castel-Branco.