"Produção sustentável de café no parque nacional da Gorongosa (...)" por Ana Ribeiro (LEAF-ISA)

Data: 31 de Outubro ::  12h30 - 13h30
Local: Auditório Florestal do Instituto Superior de Agronomia
Tema: "Produção sustentável de café no parque nacional da Gorongosa em sistema agroflorestal integrado no contexto da desflorestação, alterações climáticas e segurança alimentar"
Orador: Ana Ribeiro (LEAF-ISA)

O próximo seminário CEF/CEABN: Ecologia, Florestas e Conservação ocorre no dia 31 de Outubro, entre as 12h30 e as 13h30, no Auditório Florestal do Instituto Superior de Agronomia, com o título "Produção sustentável de café no parque nacional da Gorongosa em sistema agroflorestal integrado no contexto da desflorestação, alterações climáticas e segurança alimentar" (GorongosaCafé), por Ana Ribeiro, Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.

Resumo: O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), Província de Sofala, Moçambique, representa um dos maiores casos de sucesso de recuperação da vida selvagem em África, resultante de uma parceria público-privada estabelecida entre o Governo de Moçambique e o Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG), uma organização norte americana sem fins lucrativos. O projecto consiste em restaurar e preservar os ecossistemas naturais, salvaguardando em simultâneo as necessidades das comunidades locais, fortemente dependentes dos recursos proporcionados pela floresta (por ex., madeira, lenha, saúde primária, alimentação). Neste contexto, o PRG assenta em quatro pilares interdependentes: (i) Turismo; (ii) Conservação da Natureza; (iii) Investigação Científica; (iv) Desenvolvimento Humano. Neste âmbito foi implementado o Programa Gorongosa National Parks’ Coffee Agroforestry under Shade (CAPS) que consistiu na implementação de um sistema de produção de café em contexto agro-florestal, assente numa relação integrada entre a utilização sustentável de recursos naturais, preservação da biodiversidade e a saúde e o desenvolvimento comunitário. A fase experimental do CAPS teve uma duração de cinco anos (2012-2017), com resultados promissores em termos de resiliência às condições políticas e de segurança, participação activa das comunidades e acesso ao mercado, representando uma oportunidade sustentável para a produção de café tipo arábica (Coffea arabicaL.). Na continuação da fase piloto do Programa CAPS, foi implementado um Projecto trilateral entre o PNG, o LEAF/Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, e a Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (UFES), que tem como objectivo geral a caracterização e implementação de um sistema sustentável de produção de café, mitigando os efeitos da desflorestação e da pressão das alterações climáticas previstas para o corrente século, promovendo o agronegócio e aumentando o rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais. Em termos específicos, o projecto visa: (i) caracterizar e melhorar a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de café; (ii) analisar a capacidade de resiliência do material vegetal no contexto das alterações climáticas previstas para a região e selecionar novos genótipos de elite adequados às condições locais/regionais, (iii) avaliar a possibilidade de introdução de café do tipo Robusta (Coffea canephoraPierre ex A. Froehner cv. Conilon), mais tolerante à alta temperatura, no contexto do aquecimento global previsto para o futuro próximo; (iv) capacitar os diferentes actores moçambicanos (agricultores, técnicos, estudantes e investigadores) em toda a cadeia de valor do café. Durante a apresentação serão apresentados os resultados das actividades em curso.