O Montado Alentejano como sistema agro-ecológico

O ciclo de tertúlias “Gastronomia com uma πtada de Ciência”, organizado pela Cooking.Lab com o Instituto Superior de Agronomia, tem desta vez, como convidado, Alfredo Cunhal Sendim, agricultor, licenciado em Engenharia Zootécnica e responsável, desde 1990, pela Herdade do Freixo do Meio (na zona de Montemor-o-Novo). Foi pioneiro da agricultura biológica em Portugal. A sua área de interesse sempre foi coordenar as questões da produção alimentar com as diferentes dimensões sociais.

Citando Alfredo Cunhal Sendim: “O montado é uma história maravilhosa do nosso país. Normalmente, na natureza, 1 cm de solo leva pelo menos 100 anos a formar-se, mas na Península Ibérica leva pelo menos 1000 anos. Nestes solos muito lentos e com um clima muito adverso, há um ecossistema que se estabeleceu aqui, milhares de anos antes de nós, e a natureza faz sempre a mesma coisa nestas circunstâncias: estrutura-se na complexidade.

O montado é um sistema agrícola criado pelo homem, com pelo menos três níveis: árvores, arbustos e pastagens. É um mosaico muito complexo de culturas e actividades (pecuárias, agrícolas, florestais), muitas domesticadas, mas interactuando com actividades selvagens como a caça ou plantas silvestres.”

Nesta tertúlia, Alfredo Cunhal vem falar-nos da história e dos produtos da Herdade do Freixo do Meio, em particular da bolota para consumo humano. Teremos a oportunidade de conversar e de petiscar produtos que nos vai trazer. Alimentos antigos e modernos com que nos iremos deliciar.

O número de participantes é limitado a 60, que terão de se inscrever através deste link.

Podem também consultar e subscrever a página do facebook da πtada de Ciência, através do link: https://www.facebook.com/events/246255829116205/

A entrada de carro na Tapada da Ajuda efetua-se pelo Portão da Rua Jau, mediante o pagamento de 1,5€ por viatura. (Indicar na portaria que vai para o Salão Nobre)

Salão Nobre (Antiga Biblioteca)
Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda